A motivação dos pais para batizarem seus filhos é uma escolha pessoal deles, justamente por isso que ninguém pode julgar o outro pelo nome que escolheu porque não sabemos quais foram as razões para aquela escolha. E como as pessoas são bastante plurais e criativas, tudo pode acontecer nesse sentido. Como no caso desse bebê que foi batizado com um nome inédito no Brasil inventado por sua mãe.
Assim como a moda, os nomes também seguem tendências, por exemplo, pode ser influenciado por novelas, filmes e séries que têm um grande papel no comportamento das famílias, e pelo esporte. Contudo, no caso de Daniele Pereira Brandão Xavier, a originalidade prevaleceu.
Então, em outubro de 2022 o bebê dela foi batizado com um nome inédito no Brasil: Amayomi. Como ele foi inventado por Daniele, a criança recém nascida foi a primeira a ter esse nome no nosso país.
Cartório RCPN e notas
Esse caso chamou atenção não somente pela criatividade da mãe, mas também por toda burocracia que ela teve que enfrentar. De acordo ela, o processo de registro foi travado pela funcionária do cartório em São Paulo porque ninguém nunca havia registrado uma pessoa com o nome de Amayomi.
Por conta disso o cartório central precisa ser acionado para dar uma autorização especial, ou então ir para um processo judicial. “Fiquei surpresa. Com meus dois outros filhos, não tive esse tipo de problema. Saber que minha bebê é a primeira e única é algo bem diferente”, afirmou Daniele.
E de onde veio a inspiração de Daniele para dar ao bebê esse nome inédito no Brasil? Ao que tudo indica, Amayomi é uma releitura do nome Abayomi, com origem iorubá que significa “aquele que traz felicidade” ou “encontro precioso”.
No nosso país, esse nome é relaciona com as bonecas abayomi que são feitas de retalhos pelas mulheres negras escravizadas como uma maneira de expressar carinho e proteção para as crianças na época da escravidão.
Segundo a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), tais bonecas são um verdadeiro símbolo de resistência e afeto. No caso de Daniele, ela quis inventar um nome que conseguisse honrar essa herança, mas que fosse único ao mesmo tempo.
Fonte: Portal 6
Imagens: Cartório do RCPN e notas