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Antonov An-225 Mriya: veja os destroços do maior avião do mundo

Mriya
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O avião apelidado de Antonov-225 Mriya foi bombardeado no dia 27 de fevereiro durante a invasão russa na Ucrânia. A aeronave estava guardada em um hangar do aeroporto de Hostomel, nos arredores da capital Kiev. As bombas atingiram o aeroporto e, sendo assim, o Antonov-225 Mriya não foi poupado.

O termo “Mriya” significa “sonho” na língua ucraniana. Após o bombardeio, sobraram algumas partes da aeronave, que iniciou os voos em 1988 (quando  a Ucrânia ainda era parte da União Soviética) e traz as cores da bandeira do país em sua estrutura.

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A construção do Mriya teve como objetivo transportar equipamentos para uma nave espacial soviética, na época da corrida espacial com os Estados Unidos. O avião tinha proporções impressionantes: 84 metros de comprimento, uma altura de mais de 18 metros e envergadura das asas de mais de 88 metros.

O Antonov An-225 Mriya estava disponível comercialmente para transportar cargas de grandes proporções, devido ao tamanho único de seu compartimento de carga. Para se ter noção de seu tamanho, ele poderia comportar mais de 1.500 pessoas. Além disso, podia transportar cargas na parte externa e superior da fuselagem.

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Utilização da aeronave

Em setembro de 2001, o Mriya bateu um recorde em quantidade de carga. A aeronave voou transportando uma carga de 253,86 toneladas a uma altitude máxima de dois quilômetros e a uma velocidade média de 763,2 km/h. A distância percorrida foi de mil quilômetros, aproximadamente. Além disso, ele já foi considerado o maior avião em operação no mundo.

O único avião a ter maior envergadura de asa que o Antonov An-225 Mriya é o Hughes H-4 Hercules “Spruce Goose”. Entretanto, o Spruce Goose é mais curto, mais leve e nunca voou acima dos 21 metros. Na verdade, essa aeronave voou somente uma vez, ao passo que o Mriya já executou centenas de voos.

Na atualidade, o Antonov-225 Mriya foi usado pela Ucrânia para enviar equipamentos médicos para a China logo no início da pandemia da Covid-19. É comum que cargueiros do tipo sejam utilizados para missões humanitárias.

Mriya

GQ Portugal

Em meio ao conflito entre Rússia e Ucrânia, o antecessor do Mriya, o Antonov An-124 está sendo utilizado, inclusive, por forças da OTAN, que o chamam de “Cossack”. O objetivo do uso da aeronave nesse contexto é reforçar tropas em países da aliança.

O último voo do Antonov-225 Mriya foi entre os dias 4 e 5 de fevereiro. Depois disso, o avião permaneceu guardado no hangar do aeroporto de Hostomel. Mais de cinco anos podem ser necessários para restaurar a aeronave destruída. Além disso, o custo da restauração deve atingir os US$ 3 bilhões.

Mriya no Brasil

A aeronave Antonov-225 Mriya esteve em solo brasileiro em duas ocasiões. Em 2010, o avião foi contratado pela Chapman Freeborn Airchartering (empresa britânica de frete aéreo), a serviço da Petrobrás. Dessa forma, no dia 14 de fevereiro desse ano o Mriya pousou em São Paulo, transportando três gigantescas válvulas para a Refinaria de Paulínia (REPLAN).

Antes da viagem ao Brasil, o Antonov An-225 Mriya fez uma viagem de Tóquio para Santo Domingo (República Dominicana). Na ocasião, foram transportadas cerca de 110 toneladas de materiais, entre equipamentos de construção civil e mantimentos doados pelo Japão para ajudar a reconstruir o Haiti.

Terravista Brasil

A segunda passagem da aeronave pelo Brasil ocorreu entre os dias 14 e 15 de novembro de 2016, para buscar um mega transformador e levar até o Chile. No dia 14 de novembro o Antonov An-225 Mriya aterrissou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (São Paulo), na parte da manhã.

No mesmo dia, já por volta das 23 horas, pousou no Aeroporto internacional de Guarulhos (São Paulo) para que houvesse o carregamento do equipamento e, no dia seguinte, voou até o seu destino final, que era o Chile. Sua partida, inicialmente, estava prevista para as 8 horas da manhã de terça-feira (15).

No entanto, devido a problemas de posicionamento do trilho que deveria conduzir o transformador ao interior do compartimento de cargas do Antonov An-225 Mriya, a decolagem foi adiada para as 19h30. Mesmo com o atraso iminente, a decolagem só ocorreu, de fato, às 22h45.

Fonte: Terra

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