Notícias

Após vitória na Copa do Mundo, Argentina declarou feriado nacional

0

Após três décadas sem um título mundial, o país dos hermanos comemora o tricampeonato na Copa do Mundo, e declarou feriado na Argentina para que todos pudessem celebrar a vitória.

O principal momento foi o desfile pelas ruas de Buenos Aires, que aconteceu no meio-dia do dia 20, após a chegada do time e da tão sonhada taça da Copa. O espaço foi tomado por milhões de torcedores, que recepcionaram a equipe e o troféu.

Como muitos iriam seguir o trajeto até o prédio da AFA, Asociación del Fútbol Argentino, o governo declarou feriado na Argentina. Assim, todos tiveram a chance de comemorar nas ruas.

Os registros foram surpreendentes, com milhares de pessoas se aglomerando nas calçadas, faixas e passagens rumo ao prédio de futebol na capital, que recepcionou a taça de ouro assim que os jogadores retornaram.

Via UOL

Público aguardava a dias

Diversos registros chamaram a atenção da internet quando o feriado na Argentina foi declarado e comemorado pelo público. Por exemplo, um soldador de 41 anos estava esperando desde domingo no aeroporto. Ele tinha uma fotografia de Messi, porque sabia que o ídolo pousaria, e queria um autógrafo.

Outras pessoas seguiram o mesmo exemplo e acamparam no aeroporto de Buenos Aires, com esperança de acompanhar os jogadores que trouxeram a Copa do Mundo para casa.

Mesmo durante a madrugada, o voo teve recepção calorosa, com instrumentos musicais, bandeiras argentinas e camisas com o número ’10’ de Lionel Messi. Além disso, não eram apenas fãs de futebol que esperavam pelos campeões. Famílias inteiras passaram a noite procurando um lugar para dormir.

Jovens e adultos ficaram no aeroporto e nas ruas da capital para ver a passagem de seus ídolos. Por conta disso, diversas pessoas não iriam trabalhar ou estudar, indo direto para o ponto de reunião dos torcedores para a festa da vitória.

Ela aconteceu no Obelisco da Avenida 9 de Julho de Buenos Aires, reunindo  mais de um milhão de pessoas que comemoravam a conquista da Copa do Mundo.

Na última terça-feira, até mesmo as organizações oficiais do governo abandonaram os afazeres e celebraram o título tão esperado. A AFA publicou, inclusive, mensagens sobre os campeões do mundo, que chegariam em torno do meio-dia, em direção ao Obelisco para comemorar com os torcedores.

O convite foi aberto a toda a população, e o feriado na Argentina permitiu que todos pudessem acompanhar o festejo, que tem previsão de durar a semana inteira, emendando com as festividades natalinas.

Operação de segurança no feriado da Argentina

Via O Tempo

Mesmo que o clima fosse de celebração e descontração, o feriado da Argentina contou com uma operação de segurança de alta qualidade para garantir a proteção de todos os torcedores e famílias envolvidos.

Profissionais se posicionaram ao longo de 30 quilômetros no trajeto do aeroporto e do Obelisco. Além disso, separaram os voos comerciais no aeroporto internacional do centro da capital. Afinal, contaria com diversos engarrafamentos e reunião de fanáticos, prejudicando o fluxo.

Houve desvios de trânsito para facilitar a movimentação nas ruas. Postos policiais foram abertos em locais especiais para evitar excessos e ajudar a população se algo acontecesse.

Além do feriado na Argentina, programado para o dia 20, o domingo de vitória na Copa do Mundo contou com uma das maiores mobilizações espontâneas dos últimos anos na capital.

No entanto, não aconteceram registros muito graves, com apenas 17 pessoas detidas pela realização de furtos e danos pessoais.

A mesma população que tomou as ruas no dia da vitória também seguiu em procissão para o Obelisco na capital. Eles usavam os uniformes celestes e entoavam os hinos argentinos.

Algumas pessoas andaram mais de 10 quilômetros para acompanhar a festa, já que o trânsito parou e o transporte público foi suspenso.

Até o fim da semana, espera-se que mais pessoas passem pelo prédio da AFA para admirar a taça, e o dia ficará para sempre registrado como feriado na Argentina.

 

Fonte: O Tempo

Imagens: O Tempo, UOL

Montblanc faz homenagem a Jimi Hendrix em nova linha

Artigo anterior

Relembre alguns memes que bombaram em 2022, de ‘Bora Bill’ a Richarlison

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido