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Apple pode diminuir produção do Apple Vision Pro por demanda baixa

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A Apple sempre para o mundo da tecnologia com seus produtos. E desde a WWDC 2023 a empresa impressionou todos com o Apple Vision Pro. De acordo com a própria empresa, esses óculos são um novo tipo de computação chamada computação espacial. Ela combina o conteúdo do mundo digital com o físico de uma maneira nunca vista antes.

Através do Apple Vision Pro, as pessoas conseguem interagir com seus aplicativos favoritos, rever ou capturar novas memórias, assistir filmes e séries e até se conectar com outras pessoas. O dispositivo também tem uma tela infinita que gera uma interface 3D que pode ser controlada apenas com os olhos, mãos e voz de quem o está usando.

Por conta disso, não é de se surpreender que ele causou muita repercussão desde que foi anunciado até o começo das suas vendas. Contudo, esse  dispositivo parece que não manteve as expectativas conforme as semanas foram passando.

Diminuição

Canaltech

Segundo o analista Ming-Chi Kuo, por causa disso, a Apple pode diminuir a quantidade dos headsets produzidos pela metade antes de colocá-lo à venda no mercado europeu. Ainda conforme o analista, a empresa da Maçã pode pedir que sejam fabricados entre 400 a 450 mil unidades do Apple Vision Pro até o fim desse ano. Isso é bem menos do que o número que se tinha em mente antes, entre os 700 a 800 mil.

Essa diminuição na produção é um indicativo de que a Apple seguiu por um caminho mais cauteloso com relação à entrada do Apple Vision Pro em outros mercados fora dos EUA, já que a demanda por ele teria caído rapidamente e em uma proporção bem grande.

Dentre os desafios que a empresa pode estar enfrentando está a falta de aplicações essenciais para o headset, além do seu custo alto e pouco conforto para quem o usa por muito tempo. Outo ponto é que os dispositivos que combinam os elementos virtuais e reais em um mesmo ambiente de visualização, como é o caso do Apple Vision Pro, não tiveram sucesso consolidado no mercado.

Esses supostos desafios também podem ter consequências também no planejamento da Apple. Por exemplo, a nova geração do Apple Vision Pro, que estava inicialmente prevista para chegar em 2025, pode ser adiada ou até mesmo cancelada. Isso seria a prova da diminuição da quantidade de headsets vendidos pela empresa.

Consequências

Além dos headsets em si, algumas tecnologias presentes nele também podem acabar com seu ritmo de desenvolvimento diminuído por causa disso. Como por exemplo, as lentes em estilo panqueca, que são tidas como um fator essencial para o desenvolvimento do setor óptico, mas são muito caras quando comparadas com as lentes tradicionais.

Outra tecnologia é a de display Micro OLED, que também é usada no Apple Vision Pro, e pode levar mais tempo para ser usada em massa, até mesmo nos produtos menores da empresa como o Apple Watch.

A chegada do Apple Vision Pro em outros mercados fora dos EUA ainda não tem uma data específica divulgada, mas de acordo com os rumores anteriores, ela pode ser anunciada para o Reino Unido e Canadá até o fim desse ano. Depois disso, o headset irá ser lançado em outros países da Europa e Ásia, e ao que tudo indica, a América do Sul está fora dos planos da Apple.

Apple Vision Pro

Canaltech

A diminuição da demanda pelo headset já tinha sido prevista por analistas em janeiro. Conforme Ming-Chi Kuo apontou, a empresa da Maçã conseguiu vender de 160.000 a 180.000 unidades do Vision Pro no fim de semana. Por conta dessa grande demanda, o prazo de entrega do produto foi aumentado para entre cinco a sete dias. Isso foi uma prova de que o headset vendeu bem rápido, pelo menos em seu começo.

No entanto, o problema é que esses prazos de entrega que foram aumentados não tiveram novas mudanças depois das primeiras 48 horas da pré-venda. Segundo Kuo, isso é um motivo de preocupação de que a demanda pelo produto diminua de forma rápida depois que os fãs mais fervorosos da marca já tiverem feito seus pedidos.

“Modelos de iPhone também esgotam rapidamente após o lançamento da pré-venda, com o prazo de entrega entre aumentando para semanas em questão de horas. Porém, nesses casos, esse aumento do prazo continua mesmo em um ou dois dias que a pré-venda foi aberta, um sinal de que a demanda segue subindo mesmo após se esgotarem os estoques iniciais do produto”, comentou o analista.

Mesmo assim, Kuo disse que a Apple não deve ter problemas em chegar às 500 mil unidades vendidas do Apple Vision Pro nesse ano. Além dele, outros analistas indicaram que os números devem ficar entre 300 e 400 mil unidades. E a conclusão de Kuo foi de que, até o momento, o headset é um produto nichado.

Fonte: Canaltech,  Olhar digital

Imagens: Canaltech

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