O ser humano é curioso por natureza. Amamos conhecer tudo que é alheio ou diferente de nós e isso explica visitarmos zoológicos. Apesar da oportunidade de conhecer animais de várias espécies, é sabido que esses espaços podem não ser bons para os animais. Contudo, o que muitos nem levam em consideração é que o mesmo pode acontecer com aquários, onde os animais marinhos ficam expostos para serem observados. Tal motivo levou um aquário, no Japão, simula visitantes para um peixe-lua que se sentisse menos solitário.
O aquário da cidade de Shimonoseki, no sul do Japão, chamou atenção das pessoas mesmo durante as reformas. Por lá aconteceu uma coisa que não se vê todos os dias: a simulação de visitantes feita pelos funcionários do aquário Kaikyokan. Usaram cabides, camisetas e estruturas de papelão para que um peixe-lua, que ficou doente, se animasse. A doença desse peixe veio pelo fato dele se sentir solitário devido ao fechamento do lugar desde dezembro.
De acordo com o G1, desde que o local foi fechado para reformas, o peixe-lua parecia estar bem desanimado e tinha até parado de comer. Isso por si só já é um problema, ainda mais com um animal que pode chegar a medir três metros de comprimento e pesar toneladas. Por conta disso os funcionários analisaram qual poderia ser a doença do animal e um deles pontuou que a causa poderia ser a solidão já que o aquário não estava recebendo visitantes.
Aventuras na história
Levando essa hipótese em consideração, os funcionários do aquário simularam visitantes para o peixe-lua. Penduraram uniformes, colaram rostos improvisados em papelões e usaram cabides. Curiosamente isso foi eficaz já que no outro dia o animal voltou a comer.
O peixe-lua é uma espécie de peixe da família Molidae e é tido como o peixe ósseo mais pesado do mundo. Mesmo tendo um tamanho bem grande, ele é praticamente inofensivo e se alimenta de pequenos organismos aquáticos.
Geralmente ele vive no mar aberto e isso faz com que não se sinta sozinho. De acordo com os funcionários do aquário Kaikyokan, o peixe-lua de lá é bem curioso e, normalmente, nada até a frente do seu tanque onde as pessoas ficavam o observando. O aquário até publicou uma foto com o animal nadando com os olhos voltados para seus “fãs”.
Fonte: Aventuras na história
Imagens: Aventuras na história