Área da Terra inabitável para humanos pode triplicar, superando tamanho do Brasil

Avatar for Bruno DiasBruno DiasCuriosidadesfevereiro 6, 2025

Desde os primórdios da humanidade, o ser humano é fascinado pelo seu próprio fim. A verdade é que nós sabemos que é mais provável que a Terra continue existindo e o que acabará somos nós, a humanidade. Tanto que, um estudo mostrou que a área da Terra que será inabitável para humanos pode triplicar.

O estudo feito pelos pesquisadores do King’s College London, no Reino Unido, mostrou que por conta do aquecimento global, mais partes do planeta irão ficar quentes demais e o corpo humano não será capaz de suportar. Isso pode acontecer em até 6% do território já nas próximas décadas, o que representa um aumento de três vezes o todo de regiões inabitáveis da Terra.

No estudo, os pesquisadores mostraram que, se a temperatura do nosso planeta chegar a 2ºC a mais do que a média pré-industrial, o calor iria ser tão intenso que não seria seguro nem mesmo para os jovens e saudáveis. Se isso acontecer, a área que deixará pessoas com mais de 60 anos em risco, aumentará para aproximadamente 35% da Terra.

Área inabitável para humanos pode triplicar

Aventuras na história

O cenário onde a área da Terra que será inabitável pode triplicar, não é muito difícil de imaginar, visto que no ano passado a temperatura ficou 1,5°C acima da média pré-industrial. Se o ritmo for mantido no ano, o aumento de 2º C irá acontecer em breve, mais especificamente entre a metade e o final deste século.

“Nossas descobertas mostram as consequências potencialmente mortais se o aquecimento global atingir 2°C. Limiares de calor insuportável, que até agora foram excedidos apenas para adultos mais velhos nas regiões mais quentes da Terra, provavelmente, surgirão para os mais jovens”, explicou Tom Matthews, autor principal do estudo.

Para se ter uma noção, se isso virar realidade, a exposição por muito tempo ao ar livre, mesmo que a pessoa esteja na sombra, com uma brisa forte e hidratada, aconteceria uma insolação letal. Ou seja, é uma mudança extremamente radial com relação a morte por calor.

Segundo Matthews, saber com antecedência a magnitude que esses extremos de calor podem chegar e os estragos que podem fazer, é essencial para compreender os custos necessários para diminuir as mudanças climáticas.

“O que nossa análise mostra é que, particularmente, para níveis 4°C acima da média pré-industrial, os impactos do calor podem ser extremamente ruins. O calor incompensável para adultos afetaria cerca de 40% da área terrestre global, com apenas as latitudes altas e as regiões mais frias das latitudes médias permanecendo inalteradas”, concluiu.

Fonte: Galileu 

Imagens: Aventuras na história

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...