• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Artista transforma lendas do folclore brasileiro em personagens da Pixar

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      05/02/18 às 17h28

Folclore é o conjunto de tradições e costumes populares de um povo, portanto, cada lugar no mundo, por menor que seja, possui suas próprias lendas e mitos. De modo geral, as histórias mais transitadas entre os países do ocidente são as mitologias gregas e romanas, nórdicas, egípcias, celtas, cristãs e, em certos casos, algumas orientais. O Brasil é um desses lugares que tende a consumir bastante mercadoria de fora, sendo muitas vezes criticado por não valorizar seus próprios produtos e cultura. Até mesmo na escola o folclore nacional não costuma ser tão abrangente como poderia e, talvez, devesse ser.

Quando surge alguma história que traz personagens como Boto, Curupira, Yara ou Saci, por exemplo, elas são pré-julgadas como fracas e desinteressantes apenas por serem do Brasil. Por sorte, ainda há artistas que procuram explorar e espalhar a mitologia brasileira pela própria pátria. Seja em forma de histórias em quadrinhos, de livros ou mesmo de jogos eletrônicos, algumas pessoas não desistem do folclore nacional. Esse é o caso de Anderson Awvas, designer e ilustrador que possui um projeto pessoal intitulado Folclore BR: Uma Nova Visão. A proposta é simples: como ficariam as figuras da cultura brasileira reimaginados no lugar de personagens da Disney, Pixar e outros estúdios?

Entre mundos

Com seu projeto, Anderson Awvas busca "novas possibilidades e diferentes propostas de reinterpretação do folclore brasileiro". Para dar vida a essa ideia, o artista procurou inspiração em diversas animações de Hollywood. Dessa forma, ele trocou os títulos, refez os cartazes e ainda concedeu uma sinopse especial para cada um deles. A questão que fica é, será que as pessoas que não conhecem os personagens brasileiros se interessariam em assistir a obra?

A resposta não é tão difícil quanto pode parecer. Awvas possui um talento incrível e atribuiu a várias imagens uma atmosfera mais sombria e chamativa. Para criar as novas versões dos cartazes, ele também buscou referências de traçado em outros clássicos da animação, como O Estranho Mundo de Jack. A seguir, você pode conferir os cartazes e as sinopses, digamos, oficiais que Anderson Awvas desenvolveu para suas histórias reimaginadas.

#1 - As Lendas Guardiãs (inspirado em A Origem dos Guardiões)

Uma cidade muito grande, deserta e em completa escuridão. Uma reunião de lendas para combater um mal em comum. Um chamado para enfrentar o inimaginável.

#2 - Anahngá: O Menino Cervo (inspirado em Valente)

Anahngá e Caipora reúnem um exército de Chibambas (criaturas-plantas dançarinas enigmáticas) para tentar resolver e entender todo o distúrbio que causaram no ciclo natural das coisas. Uma aventura épica sobre o ciclo da vida e o amor incondicional.

#3 - Procurando Sacy (inspirado em Procurando Nemo e O Estranho Mundo de Jack)

Amizade, respeito e empatia serão os combustíveis para essa aventura de arrepiar.

#4 - A Pequena Yara (inspirado em A Pequena Sereia)

Junto com o emotivo Piraya, um peixe piranha vegetariano, Yara parte na mais importante jornada da sua vida em busca de reconhecimento e defesa da natureza. Paralelo a isso, tentará entender o mistério que envolve sua transformação neste ser místico cheio de habilidades.

#5 - Mãe d"Ouro (inspirado em Frozen)

Para evitar uma catástrofe que está prestes a acontecer, Aiyra terá a ajuda do pássaro guerreiro Fogo Fátuo. Ambos embarcarão em uma aventura cheia de desafios e testes.

#6 - Naiá (inspirado em Moana)

Naiá, a Vitória-Régia, partirá em uma grande aventura pela vasta floresta junto de sua parceira Jurubeba, uma Mico-Leão-Dourado.

Anderson Awvas realizou várias pesquisas a respeito do folclore brasileiro antes de seguir em frente com esse projeto. Aos poucos, suas ideias começaram a ganhar forma. Quem sabe, daqui um tempo poderemos conferir seu trabalho em alguma sala de cinema. Para conhecer mais sobre o trabalho do artista, visite a página no Facebook do Folclore BR: Uma Nova Visão ou o seu site. Abaixo, você confere mais ilustrações de sua versão dos personagens mitológicos.

#1 - Grandes Olhos

#2 - Vitória-Régia

#3 - Mãe D"Ouro

#4 - Pai-do-Mato

#5 - Anhangá

#6 - Chupa-Cabras

#7 - Cabeça de Cuia

#8 - Cuca

#9 - Capelobo

#10 - Cabeça Satânica

#11 - Velho-do-Saco

#12 - Sacy

#13 - Pisadera

#14 - Yara

#15 - Folclore BR

Próxima Matéria
Via   AWVAS     CL     SP     RPA  
Imagens AWVAS RPA
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+