Vários asteroides que passarão pelo nosso planeta ganham as manchetes já que existe o monitoramento das órbitas destes corpos celestes. Um deles é o chamado 2025 KF, um asteroide do tamanho de uma casa que se aproximará da Terra nessa quarta-feira, 21 de maio. A aproximação máxima acontecerá por volta das 14h30, no horário de Brasília.
Quando chegar ao ponto mais perto de nós, esse asteroide do tamanho de uma casa ficará a 115 mil quilômetros de nós, equivalente a cerca de 30% a distância entre a Terra e a lua. De acordo com as estimativas dos astrônomos, esse corpo celeste tem entre10 e 23 metros de diâmetro.
Durante sua passagem, o asteroide se moverá a mais de 41 mil quilômetros por hora e, provavelmente, passará pelo sul da Terra e seguirá sua viagem em volta do sol.
Por mais que os 115 mil quilômetros de distância seja algo considerado perto nos termos astronômicos, esse asteroide não é perigoso porque seu tamanho é tão pequeno que, mesmo que acontecesse uma colisão com a Terra, o mais provável é que ele fosse queimado na atmosfera e não colocaria nem pessoas e nem estruturas em risco.
A NASA tem atualmente praticamente 40 mil asteroides perto do nosso planeta catalogados desde o começo das observações em 1998. Através desses dados que os astrônomos conseguem saber quais rochas com um tamanho parecido com o do 2025 KF se aproximam da Terra anualmente.
De todas as dezenas de milhares de objetos, cerca de 4.700 são tidos como potencialmente perigosos. Embora esse número seja grande, o Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra pontua que não existem asteroides conhecidos que tenham um risco de colisão com nosso planeta nos próximos 100 anos.
Fonte: Canaltech
Imagens: YouTube