Curiosidades

Astrônomos identificaram os sistemas estelares que podem estar nos observando

0

Temos que concordar que não são todas as pessoas que acreditam que, de fato, possa existir vida em outros planetas. Mas diferentemente desse tipo de pensamento, a ciência e a física vêm nos revelando que a probabilidade de existir vida lá fora é realmente muito alta.

Desde a década de 1990, os astrônomos já catalogaram mais de três mil exoplanetas através de uma técnica de detecção bem básica conhecida como método de trânsito. E se os extraterrestres também estiverem usando essa mesma técnica para nos espionar?

Se realmente existirem civilizações alienígenas em outros sistemas estelares elas conseguiriam detectar a presença do nosso planeta? Essa pergunta pode levar os pesquisadores a novas formas de buscar sinais de inteligência extraterrestre.

Sistemas estelares

E uma equipe de astrônomos identificou 2.034 sistemas estelares, em 326 anos-luz da Terra que teriam o ponto de vista certo para detectar sinais de vida na Terra enquanto o planeta faz sua órbita ao redor do sol. “Do ponto de vista dos exoplanetas, nós somos os alienígenas”, disse a astrônoma Lisa Kaltenegger, do Instituto Carl Sagan da Universidade Cornell.

Kaltenegger e sua equipe usaram os dados do observatório espacial de Gaia, que é um projeto em andamento para mapear a Via Láctea em três dimensões com a maior precisão até agora, para determinar se alguma civilização alienígena seria capaz de nos encontrar com as ferramentas que usamos para encontrar exoplanetas.

Se assim como a Terra, esses exoplanetas tiverem desenvolvido tecnologia que polui a sua atmosfera, então, hipoteticamente, nós conseguiríamos detectar isso daqui do nosso planeta.

Observação

Com os dados de Gaia, Kaltenegger e sua equipe pesquisaram os sistemas estelares que pudessem fazer a mesma coisa com nós em um período de 10.000 anos: de 5.000 anos no passado até 5.000 anos no futuro. O ponto de observação escolhido por eles é conhecido como Zona de Trânsito da Terra.

“Queríamos saber quais estrelas têm o ponto de vista correto para ver a Terra, já que ela bloqueia a luz do sol. E porque as estrelas se movem em nosso cosmos dinâmico, este ponto de vista é ganho e perdido”, disse ela.

Segundo os dados de Gaia e a análise feita, os pesquisadores descobriram que nos últimos cinco mil anos existiram 1.715 sistemas estelares na Zona de Trânsito da Terra. Eles poderiam ter detectado a bioassinatura conforme as civilizações tecnológicas humanas foram surgindo. E outros 319 sistemas estelares vão entrar na Zona de Trânsito Terrestre nos próximos cinco mil anos.

“Gaia nos forneceu um mapa preciso da galáxia da Via Láctea, permitindo-nos olhar para trás e para frente no tempo e ver onde as estrelas estiveram localizadas e para onde estão indo”, disse o astrofísico Jackie Faherty, do American Museum of Natural História.

Desses sistemas estelares que estiveram ou vão estar na Zona de Trânsito Terrestre, sete são conhecidos por terem exoplanetas. E alguns deles poderiam até ser habitáveis.

“Nossa análise mostra que mesmo as estrelas mais próximas geralmente passam mais de 1.000 anos em um ponto de vista onde podem ver o trânsito da Terra. Se assumirmos que o inverso é verdadeiro, isso fornece uma linha do tempo saudável para que as civilizações nominais identifiquem a Terra como um planeta interessante”, concluiu Kaltenegger.

Esse fóssil de três mil anos revelou a vítima mais antiga de um tubarão

Artigo anterior

7 maiores segredos da família de Beyoncé

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido