Curiosidades

Até quando os eclipses totais vão existir?

0

Eclipse é um evento astronômico que acontece quando objetos celestes em trânsito ficam na mesma posição ou atravessam uns aos outros. O termo é mais usado para descrever um eclipse que envolve o sol, a Terra e a lua. O eclipse solar é o fenômeno que acontece quando a lua fica entre o sol e a Terra. E quando esse alinhamento é perfeito são os chamados eclipses solares totais.

Por mais que eles sejam fenômenos que chamem muita atenção, no futuro eles podem se tornar somente uma memória conforme a lua vai se afastando do nosso planeta.

Para entender melhor o motivo disso acontecer é preciso saber que o diâmetro do sol é aproximadamente 400 vezes maior do que o da lua. Enquanto que o sol está 400 vezes mais distante do nosso satélite solar. Por conta disso é que quando são vistos da Terra, os astros parecem ter o mesmo tamanho, e quando ficam alinhados a lua cobre o sol quase que por completo.

Entretanto, a lua está se afastando da Terra, o que fará com que a proporção não seja mais a mesma. Por conta disso que os eclipses totais não vão mais acontecer.

Motivo

Climatempo

O afastamento da lua foi descoberto por cientistas por conta de experiências com painéis refletores deixados na lua nas missões Apollo. No decorrer dos anos, um feixe de luz era enviado para esses espelhos e os pesquisadores cronometravam o tempo que a luz demorava para voltar para a Terra.

Ao fazer isso, eles perceberam que o tempo que o laser fazia essa viagem estava aumentando a cada ano, o que mostrava que a lua estava se afastando do nosso planeta.

O motivo disso acontecer é por conta da rotação da Terra e a órbita e rotação da lua que estão interligadas. Por isso que se algum desses movimentos mudar, os outros serão afetado diretamente.

Além disso, o movimento que a Terra faz em torno de si mesmo está desacelerando, aproximadamente em 1,14 milissegundo por século, por conta da força gravitacional da lua. Como forma de compensação, a órbita da lua está ficando maior e fazendo com que ela se afaste.

É acreditado que esse afastamento já aconteça desde que o planeta se formou, há 4,5 bilhões de anos. Por conta disso se imagina que o satélite natural pode, um dia, estar a 24 mil quilômetros de distância da Terra.

No momento em que a distância aumentar mais 25 mil quilômetros, o que acontecerá em 600 milhões de anos, a lua vai estar longe demais para cobrir perfeitamente o sol, tendo como ponto de observação a Terra. Por isso que o que os humanos poderão ver são eclipses anulares.

Eclipses

Correio do povo

Hoje tudo isso é sabido a respeito dos eclipses, como eles funcionam e até mesmo quando eles já não serão mais possíveis. Contudo, no passado esse conhecimento não existia. Por conta disso, povos antigos tentavam entender esse fenômeno do jeito que eles conseguiam. Nessa tentativa de explicar os eclipses que muitos mitos e lendas surgiram.

Jaguar faminto

O povo Inca tinha um conhecimento grande de astronomia, mas não previa os eclipses. Então eles tinham esse mito de que um jaguar faminto atacou e comeu a lua, por isso ela tinha a cor vermelho-sangue. Os Incas temiam que depois da lua, o lobo viria à Terra comer pessoas, então eles realizavam vários rituais para evitar que isso acontecesse.

Rei substituto

O povo da Mesopotâmia tinha uma capacidade razoável de prever os eclipses e para eles esse evento não era visto com bons olhos. Na visão deles, a lua estava sendo atacada por demônios, e eles faziam a relação do que acontecia no céu com o que acontecia na Terra. Como naquela época quem representava a Terra era o rei, eles achavam que o ataque era ao próprio rei. Como conseguiam prever quando o evento fosse acontecer, no dia do eclipse, o rei era substituído por um cidadão comum para que se houvesse um ataque, quem sofreria não seria o rei.

Curando a lua

Para os Hupas, uma tribo nativa da Califórnia, o eclipse também era sinal de que a lua estava sendo atacada. Eles acreditavam que a lua tinha 20 esposas e vários animais de estimação. Mas todos os animais eram ferozes como lobos e cobras e quando a lua esquecia de alimentá-los, eles a atacavam. A lua saia do seu sofrimento quando suas esposas iam ajudá-la. Os membros da tribo cantavam cantos ou orações para trazer a saúde de volta.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Climatempo, Correio do povo

EUA lança primeira espaçonave para a lua em mais de 50 anos

Artigo anterior

iPhone sobrevive a uma queda de 4.800 metros

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido