Notícias

Avenida perto do Maracanã é batizada de Rei Pelé e ganha novas placas

0

O Governo do Rio de Janeiro apoiou uma homenagem definitiva para o Rei do Futebol, renomeando a rua em frente ao Estádio do Maracanã com o nome de Avenida Rei Pelé.

Desde o dia 04 de janeiro, moradores e turistas que passarem em frente ao famoso estádio poderão se localizar por meio desse endereço. A decisão foi tomada após a morte do craque do futebol, que revolucionou o esporte nacional e a imagem do Brasil no exterior.

Por conta da sua relevância no cenário nacional, Edson Arantes do Nascimento, o famoso Pelé, ganhou o nome de uma das principais avenidas da cidade carioca. Além de ser uma importante via de acesso para outros bairros do Rio de Janeiro, também é um local histórico e turístico.

Por isso, foi o local ideal para implementar a homenagem para o Rei do Futebol na cidade, renomeando a rua como Avenida Rei Pelé oficialmente. Com o anúncio, a prefeitura também instaurou placas indicativas que ajudam turistas e moradores a se localizarem na parte principal da Avenida Radial Oeste, que cruza o Maracanã.

A escolha partiu do prefeito da cidade, Eduardo Paes, e foi aprovada na câmara, com implementação imediata.

Homenagem

Via UOL

A rua que passa em frente ao Maracanã foi a escolha da homenagem por parte do Rio de Janeiro por ser um local histórico na carreira do craque do futebol. Afinal, foi nesse estádio que Pelé comemorou seu milésimo gol, em 1969, contra o time do Vasco.

Além disso, foi o Maracanã que sediou as duas partidas onde o Santos foi campeão do bicampeonato mundial interclubes, em 1962, contra o Benfica, e em 1963, contra o Milan. Este foi o time do coração do Rei do Futebol, e, por isso, a Avenida Rei Pelé se tornou significativa.

Ainda vale mencionar que se trata de dois elementos importantes para a cultura futebolística do País. Afinal, o Maracanã é um dos cartões postais quando se trata de estádios e comemorações. Diversos títulos e partidas importantes ocorrem nesse local.

Enquanto isso, Pelé também foi um divisor de águas para a imagem do Brasil no exterior quando o assunto é futebol. Além de ganhar notória visibilidade ao longo da carreira, Edson Arantes do Nascimento também se tornou um símbolo brasileiro.

Por isso, a homenagem da Avenida Rei Pelé em frente ao Maracanã foi uma forma de unir essas duas representações nacionais, eternizando o eterno craque do Santos e da Seleção Brasileira.

Avenida Rei Pelé

Via Agência Brasil

A Avenida Rei Pelé, oficial, faz parte de um trecho que interliga a Avenida Radial Oeste, todo o trajeto de uma das regiões mais populares do Rio de Janeiro. Nesse caso, o pedaço de rua renomeado é o que passa na frente da entrada do Maracanã.

Esse trecho era oficialmente batizado como Avenida Castelo Branco, um dos nomes mais populares de ruas e rodovias em todo o país. Isso porque remete ao primeiro presidente da ditadura militar instaurada no Brasil em 1964.

Assim, a mudança não foi somente com caráter de homenagem, mas também reparação histórica. Dessa forma, o ditador deixa de ser lembrado oficialmente, e Pelé dá lugar ao nome do trecho.

Para que turistas e moradores não se percam com a nova localização, o aplicativo Google Maps já atualizou o novo nome da avenida. Com isso, quem entrar na internet para procurar o local irá encontrar a Avenida Rei Pelé, já com a devida atualização.

Além disso, todo o local recebeu placas de orientação, com uma pequena descrição sobre quem foi Pelé. Com o nome de Rei e a idade eternizada, ele recebe o título de melhor jogador de todos os tempos e sinônimo de Brasil no exterior.

 

Fonte: Agência Brasil

Imagens: Agência Brasil, UOL

Vídeo: marido descobre gravidez de gêmeos da mulher por piloto em voo

Previous article

Agressão a jovem autista será investigada como tentativa de homicídio

Next article

Comments

Comments are closed.