Inovação

Brasileiros deram “bom dia” à Alexa 65 milhões de vezes em 2023

0

Por incrível que pareça, o ‘bom dia Alexa’ foi a frase mais usada entre os brasileiros no ano de 2023, mostrando que somos muito educados com nossos assistentes virtuais!

A Amazon apresentou nesta terça-feira (23) um relatório mostrando como a Alexa faz parte do cotidiano dos brasileiros.

Além de ter um amplo uso para definir alarmes, lembretes e ajudar com comandos em casas inteligentes, a assistente virtual recebeu mais de 65 milhões de cumprimentos de “bom dia” em 2023.

Os dados são da gerente-geral da Alexa no Brasil, Talita Taliberti, que os apresentou durante um evento no Rio de Janeiro (RJ), demonstrando o ecossistema em ação.

Segundo o levantamento, os brasileiros têm uma interação amigável com a ferramenta, ao ponto de elogiarem a assistente durante o uso.

‘Bom dia Alexa’ e outros

Via Flickr

A pesquisa revela que em 2023, os usuários responderam com frases como “Alexa, gosto de você”, “Alexa, te adoro” e similares pelo menos 12 milhões de vezes.

O número aumenta ainda mais quando consideramos o comando “Alexa, me conta uma piada”, utilizado mais de 46 milhões de vezes.

Contudo, as interações matinais se destacam: a Amazon relata que os brasileiros saudaram a assistente virtual com um “bom dia Alexa” mais de 65 milhões de vezes.

Segundo a executiva, a Alexa não é simplesmente uma tecnologia dos Estados Unidos que recebeu tradução para o português. Ela é verdadeiramente brasileira e conquistou os corações dos brasileiros por causa disso. Além disso, a assistente compreende a cultura e os hábitos locais.

Música e rotinas

A Alexa é também extensivamente utilizada para realizar tarefas do dia a dia. Em 2023, os brasileiros configuraram alarmes, lembretes e cronômetros mais de 2 bilhões de vezes.

Além disso, mais de 1 bilhão de rotinas — combinações de comandos que os usuários definem — receberam ativação durante esse período.

Fora isso, a assistente virtual também desempenha um papel significativo na reprodução de música em casa.

Segundo a Amazon, ao longo de 2023, mais de 2 bilhões de horas de música se reproduziram nas Alexas, incluindo rádio, podcasts e audiobooks. Esses dados valem tanto para o Amazon Music quanto para plataformas de terceiros, como Spotify, Apple Music, Deezer e outros.

Outro uso comum entre os brasileiros é a integração com dispositivos domésticos inteligentes, pois a Alexa foi ativada 2 bilhões de vezes para controlar aparelhos como lâmpadas, interruptores e tomadas compatíveis com o ecossistema.

Isso mostra como ela está ficando enraizada na rotina dos brasileiros, e a tendência é aumentar.

Para relembrar a Alexa

Via Trusted Reviews

A Alexa é uma assistente virtual desenvolvida pela Amazon, lançada inicialmente em novembro de 2014 com o Amazon Echo, um dispositivo inteligente de alto-falante conectado.

Em seguida, a Alexa surgiu como parte integrante do Echo, proporcionando aos usuários a capacidade de interagir por voz para realizar uma variedade de tarefas. Algumas das mais famosas até hoje são reproduzir música, controlar dispositivos domésticos inteligentes, obter informações sobre o clima, configurar lembretes e muito mais.

Ao longo dos anos, a família de dispositivos Echo e, consequentemente, a gama de modelos da Alexa cresceram consideravelmente.

Inicialmente lançado com o Amazon Echo, agora existem vários modelos de dispositivos Echo que integram a Alexa.

Por exemplo, é possível ter um Amazon Echo Dot, a versão compacta do Echo original, com as funcionalidades principais da Alexa em um formato menor e mais acessível.

A forma mais avançada traz o Echo Plus, com recursos adicionais, hub de casa inteligente e mais dispositivos de controle, e também o Echo Flex, com plug direto na tomada para espaços menores.

Mais recentemente, outra geração da Alexa conquistou o mercado, o Echo Show, com uma tela integrada que permite interações visuais além das respostas de voz padrão. Além disso, também introduziu o conceito de chamadas de vídeo direto pelo dispositivo.

E para os profissionais, o Amazon Echo Studio foca na qualidade de áudio premium, com som de alta fidelidade e suporte a áudio em 3D

 

Fonte: Canaltech, Wikipedia

Imagens: Trusted Reviews, Flickr

Saiba como o café pode ajudar a melhorar o desempenho nos estudos

Artigo anterior

Por que o símbolo de coração não tem nada a ver com o órgão?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido