Curiosidades

Canoa maia incrivelmente bem preservada é encontrada por arqueólogos

0

Em suma, os povos antigos escondem diversos segredos que, até hoje, não se revelaram. Por isso, estudiosos dedicam suas vidas em busca de informações que nos façam entender um pouco mais de como era o mundo. Entre as civilizações antigas mais famosas, estão os maias. Eles foram uma civilização mesoamericana conhecida por ter alcançado o seu auge entre 250 d.C. e 900 d.C. e por construir grandes cidades, como Chichen Itzá e Tikal.

Em suma, os maias foram um povo pré-colombiano que habitava a região Mesoamérica, onde hoje fica o México, Guatemala, Belize e Honduras. É possível se deparar com diversos estudiosos, a todo o momento, em construções maias analisando e tomando nota sobre tudo.

E ao longo da costa da Península de Yucatán, no México, existe um mundo subaquático escondido. Ele é rico em maravilhas geológicas e tesouros da civilização que um dia o habitou.

Descoberta

Dentro das cavernas e cenotes profundos, os pesquisadores fizeram uma descoberta bastante incrível. Os mergulhadores do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) encontraram uma canoa maia intacta e bem preservada datada de mais de mil anos. Ela estava submersa no  fundo de um cenote em um sítio arqueológico chamado San Andrés perto da antiga cidade maia de Chichen Itza.

“Enquanto fazíamos uma pausa para descompressão no cenote notei que cinco metros abaixo do nível da água atual havia uma marca escura na parede de pedra”, explicou a arqueóloga Helena Barba Meinecke, chefe da unidade de arqueologia subaquática do INAH.

Depois disso foram feitas outras investigações que revelaram uma estrutura de tronco de madeira. Então, os mergulhadores perceberam que se tratava de uma canoa bastante preservada de cerca de 1,6 metros de comprimento.

Canoa

As estimativas iniciais datam a canoa de entre 830 a 950 d.C. Agora, ela irá passar por uma análise dendrocronológica para que assim dê uma ideia mais precisa aos pesquisadores de quando se usou ela e de que tipo de madeira ela foi construída.

Segundo os pesquisadores, a canoa pode ter tido o propósito de conduzir rituais onde oferendas podem ter sido feitas aos deuses maias. Ou então, ela também pode ter sido usada no transporte de água para fora do cenote.

Por mais que fragmentos de canoas como essa tenham sido localizados anteriormente em diferentes lugares, essa nova descoberta parece ser única justamente pelo seu impecável estado de preservação.

“A relevância está no fato de ser a primeira canoa desse tipo completa e tão bem preservada da região maia”, explicaram os pesquisadores.

Artefatos

Além dessa canoa, as explorações feitas em San Andrés revelaram vários outros tipos de coisas. Como por exemplo, restos de esqueletos, um mural pintado nas paredes da caverna, um monumento rochoso chamado de estela, fragmentos de cerâmica quebrados e um ritual faca.

“É evidente que se trata de um local onde aconteciam as cerimônias, não só por causa da cerâmica intencionalmente fragmentada, mas também por causa dos restos de carvão que indicam sua exposição ao fogo”, concluíram os pesquisadores.

Fonte: https://www.sciencealert.com/archaeologists-find-submerged-maya-canoe-hidden-deep-in-underwater-cenote

Essa análise de uma múmia pode reescrever a história da mumificação egípcia antiga

Artigo anterior

7 benefícios do vinagre para a beleza

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido