Curiosidades

Capacete de Sutton Hoo: um tesouro anglo-saxão

0

A arqueologia é a ciência responsável por estudar culturas e civilizações do passado e, por meio dessas descobertas, que vem à tona os vestígios de antigas sociedades e culturas. Assim, pode-se compreender melhor como viveu determinado povo, quais eram seus hábitos e costumes, e até mesmo o que causou o seu fim. Algumas dessas evidências parecem ter vindo de uma história de luta épica, como no caso do capacete de Sutton Hoo.

Essa descoberta foi feita por arqueólogos em 1939 em Suffolk, Inglaterra. O que faz esse capacete ser tão interessante é que ele traz histórias de reis, guerreiros e até de lendas como o poema épico Beowulf. Por isso ele foi chamado de “Tutancâmon britânico”.

No momento da descoberta os arqueólogos estavam realizando uma escavação em Sutton Hoo e encontraram os fragmentos do capacete, foi então que perceberam não se tratar de um capacete comum, mas sim um item de luxo medieval.

Capacete de Sutton Hoo

Mega curioso

O capacete de Sutton Hoo foi reconstruído e o design comprovou ser digno de um rei. Suas características são formadas por boné, máscara, protetor de pescoço e bochechas articuladas.

Além disso, o objeto era enfeitado com ouro, prata e pedras preciosas. Suas sobrancelhas eram cravejadas de pedras preciosas que terminavam em minúsculas cabeças de javali que simbolizavam a coragem e a força. No nariz existia uma proteção com o desenho de um animal.

Tudo isso mostra que o capacete de Sutton Hoo não servia somente como proteção ao guerreiro, mas também símbolo de poder. Quem o usava não passava despercebido.

Além do uso prático em batalhas, o capacete de Sutton Hoo também tem relações com lendas, por exemplo, sua semelhança com o capacete descrito no poema Beowulf. Ela traz a dúvida se ele foi inspirado em objetos que realmente existiram. Para se ter uma noção, no poema, o capacete do herói tem uma decoração feita com javalis.

Outro ponto é que o túmulo de Sutton Hoo dá a entender que o sul da Inglaterra, naquela época, era bem mais cosmopolita do que se imaginava. Isso porque, dentre as coisas descobertas estavam moedas de ouro da França, placas de prata bizantinas e pedras preciosas vindas provavelmente da Índia ou do Sri Lanka.

Fonte: Mega curioso 

Imagens: Mega curioso 

A Lagoa da Tinta Que Sangra no Paquistão e a vida que ela traz ao deserto

Artigo anterior

Qual foi a maior precipitação já registrada no mundo?

Próximo artigo