Carga de navio naufragado há 2 mil anos é descoberta por mergulhadores

Ao redor do mundo todo existem várias descobertas a serem feitas. Algumas são impressionantes, como por exemplo, a descoberta de um navio mercantil que naufragou há mais de dois mil anos. Isso não é tudo, conforme a Superintendência do Mar da Itália anunciou, a carga desse navio naufragado há 2 mil anos está intacta e localizada a cinco quilômetros da costa da Sicília, na província de Siracusa.

No estudo fotogramétrico tridimensional feito no sítio arqueológico os pesquisadores viram 40 ânforas, que são estruturas robustas normalmente usadas para transportar uma diversidade de bens na antiguidade.

A carga de navio naufragado há 2 mil anos descoberta recebeu o nome de objetos Richborough 527 fazendo referência ao sítio arqueológico de mesmo nome em Kent, na Inglaterra. Como os objetos estão a 70 metros de profundidade, para recuperá-los da Reserva Natural Oasi Faunistica di Vendicari foi preciso um equipamento de mergulho especializado.

Carga de navio naufragado há 2 mil anos é descoberta

IG

Através de uma análise se confirmará  se os objetos são do período entre o final do século I a.C. e o início da era Augusta e os pesquisadores analisarão os restos de cerâmicas e sedimentos e farão uma datação por carbono.

No começo dos anos 1990, também foram descobertas  ânforas do tipo Richborough, junto com restos de produção. Essa carga do navio naufragado há 2 mil anos descoberta pode estar relacionada ao alúmen e indicar a importância histórica da atividade. Até porque a região foi uma das mais exploradas na antiguidade para a extração e distribuição do alúmen, que é um mineral bem valorizado na indústria têxtil nos processos de tingimento da época.

“Se esta correlação for confirmada, novas informações poderiam ser adquiridas sobre as antigas rotas comerciais através das quais o alúmen extraído em Lipari era comercializado no antigo Mediterrâneo”, disse a nota da Superintendência do Mar da Itália.

Fonte: IG

Imagens: IG

Seguir
Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...