Curiosidades

Comissários contam 5 lugares muito sujos no avião

0

Para muitas pessoas, viajar de avião é um sonho. E aqueles que já viajaram sabem o quão prática e confortável é essa experiência. Para fazer essa uma experiência confortável e segura estão presentes os comissários de bordo. Eles estão ali para cuidar do bem-estar dos passageiros, mas também sabem segredos da aeronave que nem todos sabem.

Por exemplo, milhares de pessoas voam todos os dias, então não é de se surpreender que as companhias aéreas tenham pouco tempo para fazer a higienização dos aviões. Por conta disso é bem difícil deixar todos os lugares bem limpos entre uma decolagem e outra.

Nesse ponto, os comissários de bordo contaram para a revista especializada Travel and Leisure quais são os lugares dos aviões que não são limpos com tanta frequência, ou seja, quais são os locais mais sujos.

Locais

UOL

Folheto de segurança

De acordo com os comissários, aquela folha onde estão as instruções para os casos de emergência e ficam no bolso do assento à frente não é nada limpa. “É o lugar mais sujo do avião”, disse a comissária Josephine Remo.

Ainda conforme ela, as mesinhas com as bandejas geralmente são limpadas com um paninho, mas os cartões não. Por isso que se alguém pegá-las para ler as instruções, é bom passar um álcool em gel na mão depois.

Compartimento de bagagem

Mesmo que eles sejam tocados por vários passageiros em todos os voos, os compartimentos de bagagem que ficam em cima dos assentos “raramente são limpos”, conforme Josephine.

E como é quase impossível evitar o uso desse compartimento para guardar a bagagem é importante higienizar as mãos depois de fechá-lo. Outra dica é limpar a bagagem quando estiver em casa de novo.

Mesas das poltronas

“Passageiros geralmente sabem que aviões estão cheios de sujeira, mas as mesas vão além dos germes comuns”, explicou a comissária Sue Fogwell que tem mais de 20 anos de experiência. Na visão dela, é recomendável usar um lencinho que consiga eliminar os germe antes de usar a mesa para alguma refeição.

O pensamento da comissária é embasado por um estudo feito em 2015 pela Travelmath, uma calculadora de voo. Ele mostrou que as mesinhas têm oito vezes mais bactérias por polegada quadrada do que o segundo lugar mais sujo em um avião na ocasião: o botão de ventilador em cima da poltrona.

Capa dos assentos

Conforme a comissária Sue, “as capas de assentos nem sempre são substituídas ou limpas” entre os voos. Essa troca só acontece caso algum passageiro informe a tripulação a respeito de um incidente na sua poltrona. Ainda assim, a equipe avalia qual é a necessidade da troca.

“Nem todo evento nojento é relatado [ao time de limpeza e manutenção] porque poderia causar um atraso no voo”, explicou a veterana.

Maçaneta e tranca do banheiro

“Os banheiros são regularmente limpos, mas as trancas e maçanetas da porta não são. É uma boa ideia para os passageiros usarem desinfetantes para as mãos [como o álcool gel] depois de guardarem suas bagagens, tocar alguma coisa no bolso do assento em frente a eles e após saírem do banheiro”, disse Josephine.

Em outubro do ano passado, uma reportagem feita pelo jornal The Washington Post encontrou resultados parecidos. A investigação foi feita pela repórter Andrea Sachs, que coletou amostras de vários pontos dos aviões. Como resultado, os dados mostraram que a torneira da pia do banheiro era o lugar mais sujo da aeronave, seguido pela mesinha dos assentos.

Irritar comissários

UOL

Mesmo que eles estejam ali para cuidar do bem-estar dos passageiros, existe uma coisa que os irrita bastante durante o voo.

Quem já viajou de avião sabe que existe um botãozinho que serve para chamar um dos comissários. Claro que se ele existe é para ser usado, no entanto, ele não serve para tudo que pode passar pela cabeça do passageiro.

Tanto é que não é difícil encontrar vídeos nas redes sociais de comissários de bordo fazendo desabafos a respeito dos comportamentos mais inconvenientes que eles têm que lidar durante um voo.

Um desses relatos foi feito por Kat Kamalani, ex-comissária da Delta Air Lines, em seu TikTok. “Isso deixa as comissárias totalmente loucas: quando você aperta o botão se nós estamos na pista ou durante a subida ou descida da aeronave. E a razão para isso é que uma enorme questão de segurança para nós porque podemos nos machucar”, disse ela.

Ainda segundo ela, se o caso não for uma emergência, a comissária que for até o passageiro que a chamou deve voltar para seu assento imediatamente.

Por conta da grande popularidade do vídeo, perguntas surgiram até em outras redes, como por exemplo, em um fórum da Delta no Reddit, o usuário ianisboss123 fez a pergunta que todos estavam se fazendo: quando se deve apertar o botão?

No fórum, uma comissária que se identifica somente como juneballoon respondeu à questão elencando as situações que ela mais odeia. Dentre elas, uma que mostra o egoísmo do passageiro, que é quando os comissários estão atendendo uma emergência médica e um outro passageiro aperta o botão para pedir um lanche ou uma bebida. “Sério? Você está redirecionando a atenção de um dos membros da tripulação para si mesmo porque quer um refrigerante?”, disse ela.

Outra situação que juneballoon acha rude é quando o passageiro aperta o botão para entregar lixo ao comissário. “Faz com que eu me sinta uma lata de lixo humana”, pontuou. Ela aconselhou as pessoas do Reddit que quando estiverem em um voo, elas coloquem o lixo na bolsa que fica na poltrona da frente e espere o momento em que os comissários passam recolhendo todo o lixo.

A comissária também ressaltou que acha desnecessário apertar o botão para pedir alguma coisa, como por exemplo, fones de ouvido, quando os comissários acabaram de passar oferecendo “deliberadamente tentando fazer contato visual com todo mundo”.

Isso também é dito pela comissária Annette Long, da United Airlines. Para ela, os passageiros que usam o botão para pedir alguma coisa que eles acabaram de passar oferecendo são considerados rudes e logicamente irritam os comissários.

“Se você é diabético e está em uma situação de emergência, precisa apertá-lo — duas ou três vezes até. Nos avise. Nós estaremos com você. E às vezes quando as pessoas ficam ‘presas’ no assento da janela com as duas pessoas ao lado deles dormindo, e tudo o que querem é um copo de água, não tem problema”, disse.

Os pontos de janeballoon não param por aí. Ela também diz que os comissários não gostam quando um passageiro usa o botão para perguntar se pode ir ao banheiro pouco tempo depois da aterrissagem ou decolagem. “Apenas vá se você não consegue segurar. Você não precisa da minha permissão”, pontuou.

Contudo, ela frisa que a ida ao banheiro deve ser evitada depois que as luzes para descida forem acesas porque se a pessoa estiver no banheiro ele não poderá pousar. Isso atrasará todos a bordo. Mas claro que se for uma coisa inevitável o passageiro deve ir.

Uma última reclamação de juneballoon são os passageiros que usam o botão para reclamar de vários serviços e roubar itens do carrinho.

“Como regra geral, não pense nele como o seu botão de vodca tônica. Não é para pedir bebidas. Ele é realmente para uso emergencial, em primeiro lugar”, concluiu Sara Nelson, presidente internacional da Association of Flight Attendants.

Fonte: UOL

Imagens: UOL

Golpes virtuais no carnaval: saiba como se prevenir

Artigo anterior

Quais benefícios de passar um mês sem beber álcool?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido