Aqui na Fatos Desconhecidos já abordamos o destino que o lixo eletrônico recebe. Mas ele não é o único problema pelo qual o nosso planeta passa atualmente.

A poluição, em seus vários tipos, tem atingido em cheio a Terra. Ás vezes ouvimos falar nos noticiários os problemas causados pelo excesso de lixo e outros poluentes descartados nos rios, ar e também no solo.

Mas você sabe realmente como a poluição está afetando o nosso planeta? Alguns casos específicos nos ajudam a entender melhor como o nosso planeta está sendo afetado.

Rio Jianhe River, China

vermleho

O rio chinês Jiahne River é um exemplo de como a poluição pode afetar drasticamente o nosso planeta. Ele foi um dos rios que sofreu um dos maiores ataques de poluição da história.

Depois de um incidente com produtos químicos e um histórico de poluição, o rio ficou vermelho e sem possibilidade de desenvolvimento de vida.

Não existem mais peixes na água, e o líquido também é nocivo para seres humanos. Com a poluição, o rio também ganhou uma estranha coloração vermelha.

Neblina tóxica de Pequim

pequim

Pequim é a capital da China e segunda cidade mais populosa do mundo. Ela conta com mais de 20 milhões de habitantes. O local é conhecido como sendo o centro político e cultural do país, mas ele também se destaca por outra razão não muito positiva.

A cidade de Pequim é uma das mais poluídas de todo o planeta, com 40 vezes mais poluição no ar do que é recomendado para uma cidade grande.

A poluição é tão grande que Pequim é tomada por uma neblina constante formando nuvens de gases tóxicos.

Lago Chao, China

chao

O Lago Chao é um dos cinco maiores lagos de água doce da China e é responsável pela sobrevivência de 5 milhões de pessoas que vivem nas proximidades.

No entanto, atualmente ele se encontra tao poluído que chegou a se tornar uma espécie de atração turística bizarra. A água, que no passado foi limpa e fornecia peixes para milhares de pescadores, está completamente suja.

Para você ter uma ideia, existe uma camada de poluição acima da água, que torna o local estranho e algumas vezes até bonito.

Enchentes, Brasil

enchentes

A urbanização sem planejamento em algumas cidades brasileiras tem provocado enchentes devastadoras. Apenas no início de 2013, vários deslizamentos de terra e enchentes urbanas deixaram centenas de pessoas sem abrigo e alguns mortos em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A retirada da cobertura vegetal e a impermeabilização resultante da pavimentação, além do grande número de edifícios, contribuem para a formação das ilhas de calor, aumentando as possibilidades de formação de temporais.

 

 

Publicado em: 08/05/15 22h05