Ciência e Tecnologia

Como as formigas conseguem detectar doce?

0

Se você já deixou um docinho em cima da mesa por alguns minutos, sabe que as formigas são rápidas em perceber esse erro. Elas não demoram a perceber que existe um doce na mesa e logo fazem fila para levar o açúcar para longe. Então, como elas fazem isso? Elas sentem o cheiro?

Na hora de colher a comida, podendo ser tanto de dia quanto de noite, a depender de qual espécie entre as 11,5 mil estamos falando, as operárias disparam em diversas direções. A ideia é a tática de guerra de dividir e conquistar.

Portanto, o primeiro encontro com o doce alimento é na base de tentativa e erro. Como há várias formigas explorando o local, muito provavelmente pelo menos uma vai se esbarrar no seu docinho que você deixou em cima da mesa, ou então em uma flor de néctar adocicado ou qualquer que seja seu alimento.

O cheiro dessas coisas ajudam, mas as formigas têm uma tática surpreendente para comunicar onde está o alimento. Uma vez detectada a refeição, a formiga que fez a descoberta volta para a colônia raspando o abdômen no chão, o que produz um rastro de feromônios (as moléculas que os bichinhos usam para transmitir recados bioquímicos).

Trilha

“As fontes de açúcar normalmente têm localização fixa”, explica Paulo S. Oliveira, do Departamento de Biologia Animal da Unicamp. “Uma planta que está sempre lá, por exemplo. Uma vez que a formiga encontra, memoriza. Se uma pessoa deixa sempre restos de comida em um lugar, o inseto volta ali todos os dias. O primeiro encontro é casual. Depois, elas usam as mesmas trilhas bem-sucedidas do dia anterior.”

A pioneira esfrega as antenas e informa as demais que há uma trilha. Então, as colegas farejam o feromônio de volta até o doce, formando aquela fila que todos nós conhecemos. No caminho, elas deixam ainda mais feromônios para reforçar o rastro e, conforme a fila circula, o rastro fica cada vez mais preciso.

Em sua autobiografia “Só pode ser brincadeira, Sr. Feynman”, o prêmio Nobel Richard Feynman conta que certa vez, entediado em um final de semana, resolveu fazer um experimento com formigas na banheira. Ele colocou açúcar perto da torneira e esperou até que a pioneira encontrasse.

Depois, com a chegada de mais formigas, atraídas trilha deixada pela formiga original, ele traçava com um lápis o caminho que faziam. Com o passar do tempo, Feynman percebeu que as formigas evitavam trechos que a trilha ficava sinuosa, o que a tornava cada vez mais objetiva.

Fascinado com a descoberta, Feynman colocou um punhado de açúcar em um canto da cozinha, evitando que as formigas pegassem seus doces.

Como manter formigas longe

Você provavelmente não gosta de dividir sua casa com formigas, então veja outras opções de como mantê-las longe.

Elimine as tentações

Ao encontrar formigas em sua casa, além de olhar de onde elas vêm, você também deve prestar atenção para onde elas estão indo. Limpe qualquer área onde haja derramamento, vazamento ou algumas migalhas.

Coloque açúcar e outros itens de cozimento em potes de vidro e armazene alimentos para animais de estimação em recipientes seláveis. Remover as razões pelas quais as formigas acham sua casa tão atraente pode impedi-las de entrar, em primeiro lugar.

Selar os buracos

Depois de estudar as formigas e determinar onde elas estão entrando, você precisa selar esses buracos. Para preencher as lacunas e rachaduras do lado de fora, use algum material para selar, como silicone. Se os buracos forem maiores, a espuma expansiva funciona muito bem.

Crie uma barreira

Às vezes, você pode ficar sem saber onde as formigas estão entrando. Quando isso acontece, você pode adotar uma abordagem em maior escala. “Desenhe uma linha de giz ao redor da base de cimento ou da fundação”, instruiu Allen Foster, especialista. “As formigas normalmente não gostam de cruzar giz. Outro produto que eles não gostam é o detergente de bórax. Você pode borrifar bórax ao redor do perímetro de sua casa na terra ou na cobertura morta.”

“A terra diatomácea também é ótima para resolver o problema das formigas”, acrescentou Allen. “Você pode comprar um saco dela na seção de jardinagem. É orgânico e seguro em para animais de estimação. Você pode literalmente polvilhá-lo ao redor da propriedade para impedir que as formigas entrem em sua casa. E, aparentemente, as formigas também não gostam de canela. Algumas pessoas usam canela em suas bancadas para manter as formigas afastadas.”

Fonte: Superinteressante

Ocitocina, hormônio do amor, pode ajudar a curar corações partidos

Artigo anterior

Filmes de Halloween para assistir em outubro

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido