A beleza é um conceito que varia de acordo com a cultura, o tempo e também a região em que se vive. O corpo ideal da mulher brasileira hoje em dia, por exemplo, é bem diferente do ideal dos anos 60.
Se dermos uma olhadinha ao redor do mundo, vamos perceber que o “padrão de beleza” varia de acordo com o país. E foi exatamente isso o que a farmácia inglesa Superdrug Online Doctors decidiu captar.
Um projeto realizado por ela, chamado “Percepções da perfeição”, enviou a imagem da mesma mulher para 18 ilustradores de diferentes países.
Cada um deles deveria editar a imagem levando em conta os ideias de beleza feminina de onde vivem, baseados nos meios de comunicação. Dentre os ilustradores, 14 eram mulheres e 4 homens.
De acordo com Huffington Post, o site da farmácia explica que “os conceitos de beleza e perfeição amplamente difundidos podem ter um impacto cultural profundo e duradouro em homem e mulheres”.
Além disso, a farmácia afirma também que o objetivo do projeto é entender melhor o potencial pouco realista das regras de beleza e ver como a pressão varia ao redor do mundo.
A imagem enviada aos ilustradores foi retirada do Shutterstock, como ela ficou após as alterações feitas de acordo com os ideias de beleza de cada país, você confere abaixo: