• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Como é o interior de um cadeado?

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      12/06/15 às 18h17

O cadeado é um objeto que faz parte do nosso cotidiano. Segundo estudos, o objeto já era usado na China a mais de 1000 A.C. Ele bloqueia ou impede o acesso a uma determinada área ou coisa. Cada cadeado possui uma chave própria, para que apenas seu proprietário possa acioná-lo. O objeto pode ter vários tamanhos e formatos. São bastante utilizados para trancar portões, janelas, malas de viagem, e em correntes.

 

Existem também os cadeados de cofres e os magnéticos, que são abertos com cartões codificados. O cadeado é uma forma de "fechadura portátil", ou seja, faz com que possa ser utilizado para trancar mais de um objeto ou área. Apesar de ser um objeto que está presente no nosso cotidiano, poucas pessoas sabem como é o interior desse intrigante objeto e quais as partes que o compõe.

Confira a seguir como é o interior de um cadeado:

Pinos para a abertura

27

Um cadeado é composto por um corpo, a manilha e os mecanismo de bloqueio. A manilha geralmente tem o formato em "U". Existem dois tipos básicos de mecanismos de bloqueio do cadeado: os integrados e os modulares.

Mecanismos de bloqueio integrados envolvem diretamente a manilha do cadeado. Esse mecanismos não permite a desmontagem do cadeado. Os mecanismos de bloqueio modulares são mais modernos que usa um encaixe no interior do "cilindro" que, com a chave correta, permite a abertura do cadeado.

 

A desvantagem é que os cadeados com mecanismos de travamento modulares podem ser desmontado para mudar os pinos ou para reparar a fechadura.

29

Também existe um orifício na lateral do cadeado que foi mistério durante muitos anos. Ele serve para lubrificar os mecanismos do cadeado e como uma espécie de "esgoto" do cadeado. Toda a sujeira que entra pelo cadeado, sai por ali.

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+