• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 descobertas incríveis sobre o antigo Egito

POR A redação    EM Lugares & Construções      10/11/15 às 15h20

Você já deve ter percebido que nós do Ultra somos loucos por história. Nós acreditamos que compreendendo os eventos do passado podemos entender nosso presente e, porque não, nos prepararmos para o futuro. A cultura egípcia foi marcante pela organização social, produção de conhecimento, arte e espiritualidade característicos daquele povo.  Nomes como o do faraó Hermes, autor das milenares leis Herméticas, e Cleopatra, são amplamente conhecidos e lembrados nos estudos sobre história. História essa que continua sendo escrita. Hoje te mostraremos 7 descobertas surpreendentes sobre essa antiga cultura.

Mais do que procurar compreender o passado, buscamos traçar o limiar entre mito e ciência. Já publicamos aqui a opinião de cientistas sobre as circunstâncias que deflagaram as chamadas Pragas Egípcias. Nossa intenção não é derrubar a crença, é fazer você compreender a "mecânica" que explica o acontecido.

Os mistérios sobre a civilização egípcia continuam intrigando e fomentando pesquisas. Apresentaremos a você as últimas descobertas sobre várias questões que ainda são objetos de interesse dos estudiosos. Confira.

As pirâmides de Gizé

71917_Papel-de-Parede-Piramides-de-Giza-Egito_1280x960 Sem título

Você já viu aqui no Ultra como os egípcios podem ter deslocado os imensos blocos de pedra com os quais construíram as pirâmides. A explicação sobre como posicionavam os blocos milimetricamente uns sobre os outros continue um mistério.

Outra questão sobre pirâmides tem sido observada pela ciência. As pirâmides de Gizé têm sido mapeadas por drones com câmeras sensíveis a calor. Os cientistas viram que algumas partes dessas pirâmides apresentam uma elevação de temperatura fora do normal. Eles esperavam que uma estrutura com material e medidas iguais apresentasse em todas as suas partes a mesma temperatura, porém somente mais pesquisas poderão revelar de onde vem o calor nas tumbas.

A Tumba de Tutancamon

restauro-tutank

Falando em tumba, temos aqui outro nome famoso da cultura egípcia. A tumba de Tutancamon é o mais preservado achado arqueológico até os dias de hoje. Com o uso das câmeras sensíveis ao calor, identificaram a presença de temperatura elevada atrás de uma parede e deduzem se tratar de Nefertite. Para o que aparece nas pirâmides de Gizé não há hipóteses.

Cleópatra

maxresdefault

Cleópatra é referência de poder feminino no antigo Egito. Historiadores descobriram que Cleópatra não era tão bonita quanto no filme com Elizabeth Taylor, mas de fato era ambiciosa e perspicaz. Assassinou consanguíneos e fez alianças para manter o poder.

A mumificação

2483351-153397-1280

Pelas inúmeras representações encontradas nos sítios arqueológicos e decifradas pelos historiadores, sabemos que os egípcios eram extremamente espiritualistas. O fato de se desenharem de lado era uma preocupação em se representar sem faltar nenhuma parte do corpo, pois acreditavam em reencarnação e que voltariam com a mesma imagem representada.

Barco Solar de Quéops

06 Barco Solar (10)

Cientistas que estudam o Barco Solar encontrado na Grande Pirâmide, em Giza, descobriram que a embarcação foi criada para que os faraós mortos ajudassem o deus Ra (Sol) na eterna batalha contra a escuridão. A embarcação tem 40m de comprimento, 5 de largura e 16 toneladas.

Escravidão

DSC01657_1024x7681

Ossadas de pessoas e bovinos encontrados próximas às tumbas do faraó fazem os estudiosos crerem que quem construía as pirâmides eram hábeis artesãos egípcios. A vassalagem não era enterrada próxima aos faraós e a carne bovina era uma iguaria e era o alimento básico dos construtores de pirâmides. Logo, os arqueólogos deduziram que os construtores não eram apenas escravos.

Israelitas

Llevados-cautivos6

Pasmem! Não há sequer 1 evidência arqueológica de que os Israelitas tenham sido escravizados no Egito Antigo. Quando a história do Êxodo supostamente aconteceu, uma fuga em massa de escravos quebraria a civilização egípcia. Essa é outra questão que derruba a ideia de escravidão.

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+