Como é protegida a fórmula secreta da Coca-Cola?

POR Ultra Curioso    EM Mistérios & Horror      14/09/15 às 18h02

A Coca-Cola pode ser considerada como a bebida mais popular do planeta, e não é sem  motivos. O refrigerante de cor escura e de origem norte-americana recebeu em 2011 o título de marca mais valiosa do mundo, e em 2013 os produtos Coca-Cola podiam ser encontrados em mais de 200 países ao redor do mundo, com mais de 1,8 bilhão de doses de bebidas da empresa consumidas diariamente.

A Coca-Cola foi originalmente concebida como um remédio patenteado quando foi inventada no final do século XIX pelo farmacêutico John Pemberton. Ela nada mais era que uma bebida "revigorante e tônica para os nervos", uma mistura de folhas de coca, grãos de noz-de-cola e álcool. Mas foi no ano de 1886 que a bebida tornou-se o que seria hoje o refrigerante mais consumido pelo mundo.

Ao longo dos anos, várias outras bebidas gaseificadas vêm tentado estabelecer uma concorrência com a Coca, mas pelo menos na maioria dos países onde a bebida é comercializada ela é campeã de vendas. O sucesso tremendo se origina provavelmente da longa tradição que a Coca tem e principalmente por uma outra coisa: seu sabor único e exclusivo. Pois é, pois saiba que nenhuma outra bebida de 'cola' no mundo tem um sabor como a boa e velha Coca-Cola.

enjoy-coca-cola

É quando surgem as teorias da conspiração: uma bebida tão famosa, tão consumida e tão única teria realmente uma fórmula secreta guardada a sete chaves, como muitos conspiradores acreditam? Acredite, além de existir concretamente tal fórmula secreta, ela é um dos maiores segredos industriais de todos os tempos.

Mas como é protegida a fórmula secreta da Coca-Cola? Afinal, ela é a fórmula mais valiosa e misteriosa do mundo, e já sofreu até tentativas de roubo investigadas pelo próprio FBI! Em 2006, um homem com o codinome "Dirk" mandou uma carta à cúpula da Pepsi - principal rival da Coca-Cola - pedindo US$ 1,5 milhão em troca da fórmula secreta da bebida.

cofre620-500x375

A Pepsi tomou uma nobre atitude e contatou o FBI, preferindo denunciar a proposta do que sabotar a concorrente. Quando o homem foi preso, descobriu-se realmente que ele possuía documentos confidenciais da Coca-Cola, mas não sua fórmula secreta (ao contrário, ele havia passado longe disso).

O próprio ex-presidente executivo da Coca-Cola, Neville Isdell, que integrou a empresa por quase 30 anos, chegou a afirmar que nem ele conhecia a fórmula secreta. Mas como a Coca faz para manter o segredo?

Até o ano de 2011, a fórmula secreta da Coca-Cola era mantida em um super cofre do Banco SunTrust, em Atlanta (EUA). Foi quando a empresa anunciou que estaria transferindo o local de sua "fórmula secreta". A fórmula, muito bem guardada dentro do cofre, foi levada para exposição no World of Coca-Cola, um museu interativo que abrange a história da bebida, nos Estados Unidos.

coca620-500x375

O cofre é vigiado 24h por dia, e conta com todos os sistemas de segurança possíveis. Ou seja: é completamente impossível roubar a fórmula. E mesmo que cientistas começassem a pesquisar para descobrir a fórmula através da própria bebida comercializada, também seria tecnicamente impossível.

Segundo o químico americano Charles Löchmuller, da Universidade Duke, nos Estados Unidos, seriam necessários pelo menos 850 mil dólares por ano para financiar uma pesquisa desse tipo, que não teria prazo para terminar.

Veja o vídeo:

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+