• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Como era a internet em 1995?

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      10/07/17 às 16h34

Provavelmente, em 1995, muitos de vocês não eram nem nascidos ou ainda estavam rastejando de falta por aí usando fraldas. Nessa época usar a internet era coisa de seletas minorias, até porque, era preciso ter um computador para navegar. A pessoas comuns se comunicavam através de telefones, pagando um preço alto para ligar para o exterior, por exemplo. Já leu a nossa matéria com as 9 situações que quem precisa usar a internet todos os dias vai se identificar?

Em 1995 outros programas eram usados para navegar na internet, não existia Youtube, Google, Wikipédia, Spotify e muito menos Facebook. Fazer uma busca nesse ano era algo bem mais parecido com uma investigação policial. Para vocês terem uma ideia, foi em 1995 que lançaram a primeira versão do Internet Explorer, um aplicativo que acabou assustando o Netscape Navigator, líder na época. Nesse tempo, a Microsoft já tinha clientes fiéis que usavam o sistema operacional da empresa, o Windows 95. Quem tinha esse sistema operacional tinha a chance imediata de usar a internet, pois o programa já estava incluso no serviço. Já que tocamos no assunto, talvez você goste do nosso Quiz que desafia a certar todas essas questões sobre a internet.

Nessa época, um dos principais objetivos da internet pera dar acesso as bibliotecas universitárias, e hoje em dia, 22 anos depois, esse objetivo ainda não foi cumprido, pois a maioria das pessoas não faz a mínima ideia dos livros que existem nas bibliotecas das universidades.

Já pensaram em fazer um trabalho da faculdade sem o Google? Pois é, até o ano de 1995 só existia um sistema de budca, chamado Archie. No ano de 1990, o estudante Alan Emtage, da Universidade McGill, criou o Archie, que tinha como função listar arquivos espalhados no sistema FTP do local. Em 1995 aconteceu uma explosão de lançamentos de buscadores, como Yahoo!, por Jerry Yang e David Filo, e o Altavista, lançado pela Digital Equipment Corporation.

Aqui no Brasil, o primeiro buscador nacional que mais teve sucesso foi o famoso "Cadê?", que começou a funcionar em setembro de 1995.  O Google deu as caras só 3 anos depois, em 1998. Antes de 1995 a internet era coisa de professor universitário, mas quando a Embratel inaugurou seu serviço de acesso discado à internet, os brasileiros não perderam tempo. Na época, o medo era que a empresa criasse um monopólio e só ela tivesse acesso a possibilidade de conexão à web. Abaixo vocês podem ver um vídeo que mostra o anúncio da internet no Brasil:

A EMBRATEL lançou o Serviço Internet Comercial, em caráter experimental e com conexão internacional de 256 Kbps. Cinco mil usuários foram escolhidos para testar o serviço.

O site da Amazon era assim:

O e-commerce (comércio eletrônico) era algo muito novo no Brasil e existiam pouquíssimas empresas que vendiam na internet. Nesse vídeo vocês podem ver o Jornal de domingo da Band Tv no ano de 1995 falando sobre atividades pioneiras na internet. Naquele ano a Roque & Seabra lançou o pioneiro website do mercado imobiliário brasileiro e do hemisfério sul, confiram abaixo:

Em 1995, caros amigos, a internet era bastante usada em outros países, mas aqui no Brasil podemos dizer que a internet praticamente não existia. Mas e vocês, se lembram de algum fato sobre a internet em 1995 que podemos acrescentar em nossa matéria? Não esqueça de deixar o seu comentário!




Matérias selecionadas especialmente para você

Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+