Curiosidades

Como evitar o sedentarismo trabalhando de casa?

0

A relação de amor e ódio com exercícios físicos é grande. Existem aquelas pessoas que amam, não vivem sem. Em suma, elas são do tipo que, se ficarem um dia sem fazer sua atividade física, para elas, é um dia perdido. Contudo, há também aqueles que odeiam e nem conseguem pensar na tortura que é fazer alguma atividade.

Em suma, evitar o sedentarismo acabou se tornando uma das grandes buscas das pessoas nos últimos tempos. Principalmente, depois do começo de 2020 e a vinda da pandemia do coronavírus. Até porque, ela obrigou as pessoas a mudarem totalmente sua forma de viver.

Em suma, antes mesmo da pandemia, uma parte da sociedade já sofria por ser bem sedentária. E, de uma hora para outra, acabou se entregando totalmente ao sedentarismo. No entanto, é possível mudar essa realidade.

Sedentarismo

Sedentarismo1, Fatos Desconhecidos

Outra coisa que a pandemia mudou na vida das pessoas foi a forma de trabalhar. Várias pessoas começaram a trabalhar de casa. E como estão em casa, as pessoas podem tirar alguns minutos diariamente para fazer exercícios simples e alguns alongamentos. Fazer isso pode gerar vários benefícios para a saúde e bem estar.

Segundo Luciana Bonfim Duarte, educadora física e coordenadora do Grupo Atitude, praticar ginástica laboral com frequência pode trazer vários benefícios. Desde melhorar o humor, até a prevenção de doenças sérias.

“A ginástica laboral tem seus benefícios registrados na literatura desde 1925. Empresas compreendem que esta é uma prática estratégica para seus negócios”, pontua ela.

Ginástica laboral

Sedentarismo2, Fatos Desconhecidos

Evitar o sedentarismo e tirar alguns minutos para fazer esses exercícios pode não somente melhorar a qualidade de vida de quem a pratica, mas também aumentar sua produtividade. Luciana frisa a importância de ter funcionários saudáveis e mostra que a ginástica laboral é a responsável direta por determinados benefícios.

Alguns desses benefícios são: aumento da disposição e produtividade no trabalho; melhora no humor; potencializadora de ganhos de consciência corporal; melhora a postura, flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora, respiração e resistência; e ajuda na prevenção de doenças como tendinites, bursites, síndrome do túnel do carpo, hérnia de disco e outros distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.

Para fazer a ginástica laboral, Luciana destaca que cada pessoa tem suas particularidades e por isso a prática deve ser feita de maneira personalizada. “Embora exista uma infinidade de exercícios diferentes na ginástica laboral, os mais comuns são aqueles direcionados para as regiões com mais queixas de dor”, explicou. De acordo com ela, os principais exercícios são:

1 – Cervical

O exercício para a cervical a pessoa deve movimentar a cabeça para as laterais, para frente e para trás.

2 – Punhos

Para os punhos, feche a mão e faça movimentos circulares. Tracione a mão aberta na direção do corpo, dedos para cima e depois para baixo,

3 – Pernas

O exercício para as pernas também é bem simples. Mantenha as pernas juntas e estendidas, depois disso, leve as mãos em direção aos pés.

4 – Tronco

Basta movimentar o tronco para as laterais. O importante é saber que é preciso manter cada uma das posições por alguns segundos.

Alongamentos

Sedentarismo3, Fatos Desconhecidos

Além desses exercícios, fazer alongamentos também ajudam a potencializar os efeitos positivos que a ginástica laboral pode oferecer.

“No home office muitas pessoas chegam a passar mais de 18 horas por dia em comportamento sedentário, sentado ou deitado, o que gera grandes prejuízos para a saúde a longo prazo. Desse modo, as pausas no trabalho e os alongamentos são importantíssimos para a manutenção da saúde”, explicou Luciana.

A educadora física também recomenda que além da ginástica laboral e alongamentos as pessoas façam algumas coisas simples para ter uma vida mais saudável.

“Pequenas mudanças diárias refletirão em grandes benefícios, então sempre que possível use as escadas, alongue e fortaleça o corpo. Opte por se deslocar a pé, pratique atividade física regular e escolha atividades de lazer mais ativas”, recomendou.

 

 

Fonte: https://www.msn.com/pt-br/saude/fitness/como-evitar-o-sedentarismo-no-home-office/ar-AANGYia

Menina de 9 anos com QI mais alto que Einstein e Hawking revela o que quer ser no futuro

Matéria anterior

7 músicos que processaram suas próprias bandas

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos