• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Como foram organizadas as letras do teclado?

POR A redação    EM Curiosidades      04/08/14 às 19h20

Muitos se questionam por que o teclado tem as letras distribuídas como estão, mas a verdade é que se esse não fosse um padrão pensado, não seria usado pelo mundo todo. Então pra descobrir quem é o QWERTY do seu computador e celular, vamos à história dessa ideia. Ela se passa em 1867, quando a escrita manual foi substituída pela mecânica.

Quando as máquinas de escrever foram feitas, as letras ficavam enfileiradas em ordem alfabética. Não existiam, ainda, quaisquer estudos ou conhecimento sobre a digitação, na prática. O que acontecia é que muitas vezes a disposição alfabética fazia com que hastes de letras próximas se movessem juntas na hora de marcar uma letra - imagine só o tão utilizados A e E, colados - o que é um real problema quando se usa máquinas de escrever (afinal, principalmente em documentos oficiais, tudo teria de ser reescrito do zero toda vez que alguém cometesse um erro).

Foi com a pesquisa de James Densmore sobre a língua inglesa que houve mudança, e as letras se rearranjaram para facilitar a digitação. Avaliando quais as palavras mais usadas, James concluiu que se as letras mais comuns fossem colocadas em extremidades opostas do teclado, a fluidez aumentaria. Não só estava certo como até hoje mantém sua descoberta atual e funcionando, até mesmo para outras línguas, como o português.

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+