Curiosidades

Como funciona a remoção de uma tatuagem?

0

A tatuagem é uma das formas de modificação corporal mais usadas no mundo. Por ser uma arte feita na pele humana com uma aplicação subcutânea com pigmentos que são injetados através de agulhas, ela é permanente. Tanto que, uma das coisas que as pessoas mais ouvem quando vão fazer uma tatuagem é “escolhe bem para você não se arrepender depois ou não enjoar”. Até porque, tatuagem é para vida toda. Mas e se a pessoa se arrepender da tatuagem que fez?

Se esse for o caso, algumas pessoas escolhem fazer outra arte por cima e seguir a vida. No entanto, para algumas pessoas, uma nova tatuagem em cima pode ser um novo arrependimento mais a frente. Nesses casos, o melhor a se fazer é a remoção.

Remoção

Tua saúde

Então, como a remoção de uma tatuagem funciona? Segundo Abdo Salomão, doutor em Dermatologia pela USP e sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a remoção é feita através da aplicação de um laser em cima do desenho. Esse laser é o Pico Ultra 300, uma tecnologia de picossegundos, ultrarrápida e eficaz, mas não tão barata. Visto que a sessão varia entre 1.500 e 1.800 reais.

“Ao entrar em contato com o pigmento, o laser fragmenta essa cor em pedaços muito pequenos, fazendo com ele seja facilmente eliminado. O alvo do laser é apenas o pigmento, então o procedimento é mais suave e não tem downtime ,tempo de recuperação, sendo que o paciente pode voltar imediatamente às atividades normais após a sessão”, explicou Salomão.

Felizmente, a tecnologia existe para ajudar as pessoas que já não querem mais determinada coisa marcada em seu corpo. Mas isso não quer dizer que seja uma coisa fácil. Tanto que, uma outra dúvida que as pessoas sempre têm a respeito da remoção de tatuagem é sobre a dor. Nesse sentido, a notícia não é das melhores. Isso porque a remoção da tatuagem é um processo dolorido. Contudo, antes do procedimento começar é aplicado uma anestesia injetável para que o processo fique mais confortável para o paciente.

“O bom disso tudo é que a tatuagem sai completamente. Tatuagens mais coloridas e maiores precisam de mais sessões”, ressaltou o dermatologista.

Processo

Clínica Hartmann

Geralmente, essas aplicações podem ser feitas entre seis e 10 sessões tendo intervalos mensais entre elas. Mas isso não é uma regra. Até porque quando o assunto é remoção de tatuagem, existem vários fatores que podem influenciar seu processo. Temos, por exemplo, a natureza da tinta, a sua quantidade, o tipo de pele, as camadas da tatuagem, cicatrizes pré-existentes e até a profundidade dela.

Segundo Salomão, o tempo das sessões varia entre 10 e 20 minutos. Mesmo que ela pareça rápida, já no começo do processo é possível ver a tatuagem clarear. Ao final, a remoção não deixa vestígios de que naquela região já existiu uma tatuagem.

“É muito incomum que o paciente fique com uma cicatriz na região, a menos que ela já existisse antes da tatuagem”, explicou o dermatologista.

Cuidados

Clínica Bruno Vargas

Depois das sessões existem alguns cuidados a serem feitos, como por exemplo a exposição ao sol, que deve ser evitada e cuidados devem ser feitos na região.

“Após o procedimento de remoção da tatuagem, aplicamos uma espessa camada de pomada cicatrizante na área tratada e o paciente deve seguir algumas recomendações, como: evitar saunas, piscina e banheiras. Após 48 horas, a área pode ser molhada mas não deve ser esfregada. E recomendamos sabonete neutro”, pontuou Salomão.

“A preocupação mais importante é não expor a área ao sol e após a cicatrização, que é algo muito individual, usar sempre fotoprotetor na região, para não manchar. De qualquer maneira, é importante enfatizar que esse é um procedimento dermatológico, então procure sempre um médico para realizá-lo”, concluiu ele.

Fonte: Glamour

Imagens: Tua saúde, Clínica Hartmann, Clínica Bruno Vargas

Mulher é presa suspeita de aplicar golpe do Pix 40 vezes para comer pamonha

Artigo anterior

Apocalipse nuclear: será possível?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido