Como ganhar qualquer discussão

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      22/08/14 às 20h25

Bom, antes de mais nada, queremos deixar claro que o caso que virá a seguir é puramente ficcional, mas retrata um tipo de pessoa bem comum: o babaca que quer estar certo em tudo. Então, ensinaremos aqui - na prática - alguns métodos de retórica usados para ganhar discussões, mas tenha em mente que, ao usá-los, você vai ganhar inimizades, apesar de estar certo. Ou parecer estar.

Bom mesmo é travar diálogos, que, por definição, não são uma pequena guerra para ver quem está certo, como debates ou discussões, e sim uma troca de informações amigável. Mas como todo mundo precisa se defender intelectualmente numa hora ou outra, aqui nossa ajuda pra você:

1) Elogie o interlocutor. Essa é uma tática comum na política faz com que os próximos passos não gerem tanto rancor. É importante lembrar que uma parte essencial do convencimento é a auto-identificação e o carisma, então se a pessoa com quem você discute tem seu valor reconhecido e é respeitada, esse é um motivo imediato para ela simpatizar com você. Lembre-se de olhar sempre nos olhos enquanto fala, e mostrar que está prestando atenção nas respostas:

como-ganhar-qualquer-discussao-1 (1)

2) A "técnica do espantalho" ou "ampliação indevida", batizada pelo filósofo alemão Arthur Schopenhauer, consiste em pegar algo que uma pessoa disse e fazer isso parecer absurdo. Exagere em uma conclusão seguindo a lógica sugerida ao invés de invalidá-la, aplicando-a da forma mais genérica possível:

como-ganhar-qualquer-discussao-2

3) Concorde com uma parte do que a outra pessoa fala, em especial se ela não afetar o centro do debate. Isso passará a impressão de que a pessoa está ganhando a discussão e de que vocês seguem a mesma linha de raciocínio, mas tiraram conclusões diferentes, o que gera identificação.

como-ganhar-qualquer-discussao-3

4) Desqualifique a pessoa ao invés do seu argumento. Quando cai pra esse ponto, pode virar pessoal, o que não é sugerível. Mas se a situação exigir, use a clássica "você só diz isso porque nunca passou pela situação" ou "típico das mulheres/homens":

como-ganhar-qualquer-discussao-4

5) Repita o argumento do adversário e use-o a seu favor, mostrando-o que ele concorda com você, apenas ainda não percebeu.

como-ganhar-qualquer-discussao-5

6) Saia do papel: ao revelar a estrutura invisível por trás da discussão, é possível afetá-la e parecer superior. Ao pegar alguém usando um recurso retórico no flagra, isso é quase um xeque-mate para dizer que os argumentos da pessoa não têm validade. Combine com uma frase de efeito e pronto, você é um babaca ganhador de discussões. Não diga que não te avisamos.

como-ganhar-qualquer-discussao-6

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+