Como jogar os jogos antigos que marcaram a sua infância usando emuladores?

POR Eduardo Coelho    EM Ciência e Tecnologia      29/08/15 às 17h04

Você é daqueles mais 'old-school' e apaixonado nos universos paralelos criados nos primórdios da Nintendo? Ou é daqueles que fica igual uma criança nostálgica recordando as vezes pelo qual se roeu de vontade de 'zerar' Crash Bandicoot? Ainda tem aqueles que simplesmente amava o Sonic do DreamCast ou do Sega Saturno.

Enfim, o universo dos jogos, principalmente os mais antigos e tradicionais, reservam-nos lembranças fantásticas. Muita gente já deve saber como conseguir executar os jogos mais fantásticos que embalaram o imaginário de todo mundo no passado, agora no seu próprio computador ou smartphone. Mas essa postagem é dedicada à aqueles que sempre quiseram saber como funciona essa possibilidade e de certo modo tentar executá-la, e evidentemente, se sentirem gratos a nós pelo serviço prestado.

Mas vamos ao que interessa: Afinal, o que são emuladores? E como utilizá-los?

SNES-Games

Essas perguntas e um tutorial exclusivo para vocês mesmos aprenderem como jogarem aquele joguinho seu favorito 'das antigas', você vai poder verificar agora mesmo. Confira conosco:

Primeiramente você precisa saber como funcionam os 'paranauês', não é? Saiba que você vai precisar de duas coisas:

EMULADORES e ROMs

emuhelp_ch01wlpr

A palavra "emular" significa tecnicamente o mesmo que "tentar imitar". Ou seja, o emulador de videogames, tem a função milimétrica de reproduzir o aparelho, seja um Super Nintendo, ou Sega Saturno, Playstation, enfim, qualquer um dos consoles, com o máximo de precisão possível. Isso possibilita que você jogue vários tipos de videogames, no seu computador ou smartphone, por exemplo.

Cada console de videogame, tem algum emulador que tente imitar e reproduzir as suas funções.

Aqui  no Google mesmo, você poderá encontrar diretamente o emulador que deseja, para o tipo de console que você quer executar. Mas se querem alguma recomendação de site bacana, podem averiguar esse aqui e esse aqui que possui um foco maior em consoles a serem reproduzidos em Macbooks.

Já as ROMs tem a mesma função dos emuladores, só que são voltadas para as opções de jogos. Ou seja, estão sujeitas a direitos autorais e coisas do tipo. Essas são as condições com o qual você "legalmente" pode baixar uma ROM:

download-play-game-boy-advance-roms-your-ipad-iphone-no-jailbreak-required.w654

? já possuir a versão original do jogo,

? se a ROM já for totalmente livre de direitos autorais

?  se o copyright estiver vencido, do(s) jogo(s) em questão

?  se o próprio criador do jogo deixar ele à disposição (os jogos de Atari e Super Nintendo, por exemplo, nem são mais fabricados)

Aqui  na própria busca do Google, você poderá conferir algumas ROMs, correspondentes aos seus games favoritos e se deliciar à vontade no seu PC.

Para conseguir executar os jogos, você tem que baixar o emulador e a rom, e através do emulador, selecionar a rom do jogo disponível e 'voilá', eis que o jogo vai rodar direitinho.

F1HK0GJG0KQK4ZJ.LARGE

Para o seu smartphone, nos aparelhos de serviço Android, é possibilitado rodar alguns emuladores perfeitamente. Digite no campo de busca no Google Play, responsável pelos downloads nesse Sistema Operacional, o tipo de emulador que você quer. Os downloads das roms para o celular, você também poderá executar via android, buscando pelo seu navegador, do mesmo modo que faz no PC.

Boa sorte! E arrebente nos jogos!

Eduardo Coelho
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+