Sua empresa está espionando o seu PC? Como descobrir

Não é novidade que algumas empresas monitoram seus funcionários, especialmente, para analisar o desempenho do. colaborador que trabalha de forma remota. Normalmente são usados wares, spywares, e outros meios, que possam ver as ações feitas no PC, como por exemplo, a hora que é ligado, sites visitados, toques no teclado e mouse e e-mails enviados. A dúvida é saber se a empresa está espionando o seu PC.

No caso de um software, ele consegue captar fotos e vídeos através da câmera ligada às estações de trabalho e isso preocupa as pessoas. Felizmente existem formas de descobrir se a empresa está espionando o seu PC.

No Brasil não existe uma lei específica para o monitoramento do trabalhador, mas a advogada Antilia Reis afirmou que controlar os colaboradores home office é permitido no nosso país. No entanto, deve estar no contrato de trabalho o detalhamento de como essa “espionagem” será feita.

A advogada, também, pontuou que existem ressalvas com relação à captar vídeos e áudios dentro da casa do funcionário porque pode ferir a privacidade da pessoa, fato que está previsto na Constituição Federal.

No Código Civil brasileiro é determinado que os empregadores são os responsáveis pelas atividades feitas pelos trabalhadores enquanto eles usam os computadores e conexões da empresa. Por conta disso pode haver penas para a empresa caso o funcionário cometa algum crime.

Nesse ponto, Fabiana Fittipaldi, advogada trabalhista e sócia do escritório PMMF, disse que “se o empregado estiver acessando pornografia com o computador corporativo, por exemplo, pode ser demitido por justa causa. Daí a empresa vai precisar do histórico de sites, como prova, durante o processo de auditoria”.

Isso vale somente para dispositivos coorporativos. Então, se a empresa acessar o e-mail ou um equipamento pessoal do funcionário, estará violando sua privacidade.

Saber se empresa está espionando o seu PC

Wolfeye

1 – Conferir os aplicativos e extensões

Uma forma de saber se a empresa está espionando o seu PC é verificar todos os aplicativos instalados, procurar algum desconhecido e vasculhar o que considere suspeito, além de observar qual deles pede atualizações com uma frequência maior.

Também é recomendado ver as extensões do navegador porque, várias vezes, elas são usadas como ferramentas de segurança da companhia, mas podem rastrear as ações das pessoas.

2 – Ver se existem softwares de rastreamento no PC 

Para computador com sistema Windows, acesse “Configurações”, em seguida clique em “Contas”, depois selecione “Acessar trabalho ou escola”. Já em um Mac, acesse ‘Privacidade e Segurança’ e depois ‘Perfis’.

É possível conferir se existe um software de rastreamento no PC vendo o que é executado no plano de fundo. Para isso, pressione as teclas Ctrl + Alt + Delete no Windows, ou no Mac, clique em ‘Utilitários’ na pasta de aplicativos e olhe todos os apps.

3 – Procurar configurações de compartilhamento remoto 

Quando essa configuração está ativada o empregador pode controlar de forma remota o PC e acessar o microfone e a câmera. Para saber se está ativado, no Windows, clique em “Configurações” e depois acesse “Sistema”. Em um Mac, acesse “Configurações do Sistema”, clique em “Geral” e, então selecione “Compartilhamento”.

4 – Certificar que a pessoa é o administrador do próprio computador 

Segundo Hayley Tsukayama, diretora associada de ativismo legislativo no grupo de direitos digitais Electronic Frontier Foundation (EFF), solicitar login como administrador na inicialização do PC ou pedir senha administrativa ao tentar baixar um app, são indicativos de que a empresa está controlando o computador do funcionário.

5 – Ficar atento a mudanças na internet

A última forma de saber se a empresa está espionando o seu PC, é olhar a própria internet porque um spyware pode acrescentar novas barras de ferramentas, páginas iniciais da internet e motores de busca e dificultar login em sites seguros.

Fonte: Olhar digital 

Imagens: Wolfeye

Post Anterior

Próximo Post

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...