• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Como seria o Brasil se Ciro Gomes ganhasse a eleição?

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      28/06/18 às 17h46

Certamente você já deve ter escutado alguém dizendo que os políticos são todos iguais e que os votos não passam de uma mera obrigação que em nada resolve. Embora pareça um pensamento cabível, a realidade é um pouquinho diferente. Em meio a tantos escândalos que vivemos, o voto representa a maior forma de expressão popular capaz de tornar nossa sociedade democratizada.

Dessa forma, esteja sempre consciente de seu voto e busque o maior número de informações possível acerca de cada candidato. Apenas assim será possível analisar suas propostas e escolher aquele que melhor se adeque ao cenário brasileiro, e também ao que você espera do futuro de nosso país.

Embora estejam meio ofuscadas, as eleições para presidente estão cada vez mais próximas. E para ajudar você na missão de escolher o candidato certo, nós aqui da Fatos Desconhecidos faremos uma série de matérias chamada "Simplificando", que tem como foco apresentar as principais propostas de cada pré-candidato. Aqui, você poderá saber um pouquinho mais sobre o que pretende Ciro Gomes, pré-candidato à presidência da república pelo PDT.

Sobre o pré-candidato

Ciro, 60 anos, já foi  prefeito de Fortaleza, deputado estadual, federal, governador do estado do Ceará e ainda foi ministro durante os governos de Itamar Franco (Fazenda) e de Lula (Integração Nacional). Teve sua candidatura presidencial confirmada ainda em março deste ano, pelo partido de sua coligação.

Durante seus 37 anos de vida pública, já fez parte de sete partidos. Também já foi candidato à presidência em duas ocasiões, uma no ano de 1998 e outra em 2002. Segundo pesquisas da Datafolha de junho, ele aparece na terceira posição entre os favoritos, apresentando cerca de 10 a 11% das intenções de voto. Abaixo você pode conferir suas principais propostas acerca de alguns dos temas mais debatidos até então.

Propostas

Reforma trabalhista: promete instaurar um plebiscito afim de revogar a reforma trabalhista aprovada pelo governo de Michel Temer.

Programas sociais: apoia a manutenção do programa "Bolsa Família", que para ele, precisa ser aprimorado a ponto de oferecer uma "porta de saída". Segundo Ciro: "O que emancipa uma nação é o trabalho dignamente remunerado".

Previdência Social: para ele, as propostas apresentadas pelo governo Temer apenas aumentam cobranças sobre os mais pobres e não resolvem o problema. Sua proposta é adotar um novo padrão de aposentadorias, baseado na capitalização. Se apoia em contas individuais, onde o valor pago na ativa, somado aos rendimentos financeiros, seriam o sustento da aposentadoria.

PrivatizaçõesCiro não se mostra contra as privatizações, de modo geral. Afirma que em seu governo irá definir algumas possíveis empresas que poderão ser vendidas. No entanto, quando se trata da privatização da Petrobrás, já se posiciona contra.

Política econômica: o pré-candidato defende que haja tributação sobre lucros e dividendos de acionistas. Também propõe o aumento do imposto sobre heranças, que iria de 8% à 24%, ainda sofrendo um corte de 15% nas isenções tributárias. A exceção seria na Zona Franca de Manaus.

Segurança pública: propõe que seja instituído um sistema nacional de segurança, responsável também por promover a integração das políticas pelo Brasil. Para combater facções criminosas e o narcotráfico, promete reforçar nossas agências de inteligência.

Teto dos gastos públicos: segundo Ciro, o teto atrapalha todas as possibilidades de investimento do Governo Federal. Promete revogar tal medida que chama de "estupidez impraticável".

E então pessoal, o que acharam? Deu pra ter uma noção de como será o Brasil caso Ciro se torne presidente? O que acha de suas propostas? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+