Como Starlink vai funcionar no iPhone sem precisar de antena?

Avatar for Bruno DiasBruno DiasCuriosidadesfevereiro 11, 2025

Ter um iPhone é o sonho de muitas pessoas e, a cada atualização de linha, o interesse pelo modelo aumenta mais. Isso crescerá porque os iPhones poderão se conectar com a Starlink. Já pensou enviar mensagens de lugares que, geralmente, não tem cobertura para o celular? E, ainda, não precisar de antena para internet via satélite.

Isso se tornará realidade por conta da colaboração entre a Starlink e e a operadora norte-americana T-Mobile. Na atualização do iOS 18.3, os modelos da empresa da Maçã poderão se conectar de forma direta com os satélites da Starlink sem a necessidade de antenas adicionais.

Isso possibilitará que as pessoas enviem SMS de locais que não tem cobertura de sinal. Atualmente esse recurso é bem limitado, em alguns casos isolados, por exemplo, quando a pessoa precisa enviar uma mensagem de emergência. No entanto, a promessa da Starlink é mudar essa realidade em um futuro próximo e sem a necessidade das pessoas terem o kit com antena específica para conexão com os satélites da empresa.

A compatibilidade do iPhone com a Starlink existe desde o modelo 14, lançado em 2022. Por isso que a tecnologia em si não é uma novidade, visto que alguns celulares antigos já tinham esse tipo de conectividade. O que difere é que eles necessitavam de uma antena para que ela funcionasse e hoje isso não é mais preciso.

À medida que o tempo passou, fabricantes como a Qualcomm começaram seu investimento em chipsets de conectividade ampla, com objetivo de sair do básico e aumentar os recursos dos smartphones. Então, a Apple adaptou a função para os processadores da marca, o que já está presente desde o chip A15.

Starlink no iPhone

Canaltech

A conexão com o satélite é estabelecida quando os smartphones compatíveis operam em uma frequência específica, por volta de 1GHz. Essa frequência é bem maior do que a de entre 1,8 a 2,6 MHz exigida pela conexão 4G. Por isso que ela se limita a chipsets mais poderosos.

Para que o iPhone se conectasse à Starlink, a Apple teve que superar vários obstáculos. Como a conexão via satélite exige uma antena grande e poderosa, para solucionar isso, a empresa instalou uma antena pequena dentro do celular. Então, a única coisa que o usuário tem que fazer é apontar o smartphone na direção do satélite.

Sabendo disso, a Apple criou um aplicativo para mostrar a direção que o celular deve ser apontado. A pessoa tem que manter o aparelho em determinada direção até que todas as mensagens sejam enviadas. Normalmente isso demora 15 segundos, em um dia de céu limpo, mas pode chegar a alguns minutos em dias nublados ou quando existem obstáculos como árvores.

Outro obstáculo é a largura da banda dos satélites que é muito baixa, se assemelha e uma internet lenta. Para solucionar esse problema, a Apple criou um sistema de compressão que diminui, de forma significativa, a quantidade de dados que são enviados para fazer com que a função seja viável.

Os próximo objetivos é que, em breve, as pessoas possam fazer chamadas de voz através da Starlink no iPhone sem precisar de todo o kit.

Fonte: Canaltech 

Imagens: Canaltech 

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...