• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como a Terra parece vista de outros planetas?

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      18/07/19 às 14h28

Já dizia o grande escritor José Saramago: "É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós". E isso também vale para o nosso planeta. Já parou para pensar em como é o planeta Terra visto de outros pontos no espaço? Para isso, seria necessário sair do planeta para poder olha-lo de longe e ver como parece o planeta água. Não é uma tarefa possível simplesmente sair daqui, e ir para Marte para olhar como é o nosso planeta de longe. Mas a NASA pode nos dar uma ideia dessa visão. Graças a sonda, Cassini da agência espacial americana que terminou a sua ousada missão de quase 20 anos.

Enquanto viajava pelo espaço, a sonda passou por vários planetas, e conseguiu fazer uma série de registros. Entre eles, algumas imagens da Terra vista do ponto de outros planetas, como Saturno por exemplo. A última imagem foi feita no dia 12 de abril de 2017, quando a sonda estava em Saturno, a cerca de 870 milhões de milhas de distância de nós. Além de Saturno, temos a vista da Terra também de outros planetas.

Mercúrio

No dia 6 de maio de 2010, as naves espaciais Mercury Surface, Space Environment, Geohemistry e Ranging, todas elas pertencentes a NASA estavam no planeta Mercúrio. Nessa ocasião, elas capturaram uma imagem do planeta Terra e da Lua. A foto foi tirada a cerca de 114 milhões de milhas "aproximadamente 183 milhões de quilômetros" de distância da Terra. E essa foto mostra exatamente como o nosso planeta se parece visto de Mercúrio.

Marte

A imagem da Terra, vista de Marte, foi a primeira imagem do nosso planeta feita a partir de outro. O registro histórico foi realizado a partir de uma câmera HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment), no dia 3 de outubro de 2007. A foto foi tirada a 88 milhões de milhas de distância da Terra. Na imagem, é possível ver apenas metade da Terra e da Lua, devido ao ângulo de fase, que era de 98 graus no momento. Sendo assim, a foto mostra apenas a metade dos discos iluminados. O curioso é que é possível notar o contorno da costa oeste da América do Sul, visível no canto inferior direito da Terra.

Saturno

Em 19 de julho de 2013, a sonda Cassini conseguiu outro registro da Terra visto de outro planeta, dessa vez de Saturno, a cerca de 898 milhões de milhas de distância. Nessa imagem, a Terra é o pequeno ponto azul, visível sob os anéis principais de Saturno, os anéis F, G e E. Essa foi a primeira vez que foi anunciado, com antecedência, que a Terra seria fotografada de um outro planeta.

Para além de Netuno

Conhecida como "Pálido Ponto Azul", essa fotografia foi o primeiro retrato do nosso Sistema Solar. A sonda Vouager 1 precisou de um total de 60 quadros para criar um mosaico do sistema solar de uma distância recorde de 6 bilhões de quilômetros. A foto foi tirada no dia 14 de fevereiro de 1990. O quase imperceptível ponto azul é a Terra, quase do tamanho de um pixel. Vista no meio de um dos raios de luz, decorrentes de ter uma imagem tão próxima do Sol.

E você, o que achou dessas imagens? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+