• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Como tirar fotos da lua usando o seu celular sem ela ficar parecendo um borrão?

POR Júlia Marreto    EM Curiosidades      16/11/16 às 19h01

Na última segunda-feira, a Lua atingiu o perigeu (ponto mais próximo da Terra), fenômeno chamado de Super Lua, que não acontecia há quase 70 anos. Com certeza você ouviu falar sobre esse fenômeno, afinal de contas, boa parte da internet só falava sobre isso e como a maioria das pessoas, também quis registrar de seu próprio telefone esse incrível acontecimento.

O problema é que não deve ter dado muito certo, certo?! Pois é, mas não se preocupe porque você não foi o único a se sentir frustrado com o resultado de suas fotos. Por isso, a NASA publicou algumas dicas de Bill Ingalls, o fotógrafo sênior da agência espacial, para te ajudar a fotografar a lua melhor.

Quem sabe com elas, na próxima vez você acerte. É muito importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. Sendo assim, confira essa listinha com algumas das dicas de Ingalls:

1 - Busque referências

01

Ao invés de tirar fotos apenas da lua, procure objetos e pessoas, assim a foto terá uma refência para poder ser comparada. Ingalls diz que: "Não cometa o erro de fotografar apenas a Lua sem nada como referência. Eu já fiz isso, mas todo mundo vai querer fazer. Em vez disso, pense em formas de tornar a imagem mais criativa - como compará-la a algum objeto no chão. Pode ser algum marco da sua cidade, ou qualquer coisa que dê à sua foto uma sensação de localização."

2 - Saiba aonde ir

02

É importante saber aonde ir, para conseguir uma melhor posição, visão e segurança. Talvez seja necessário se deslocar para um pouco longe se quer conseguir uma boa visão. "Eu uso o Google Maps e outros apps - e até uma bússola - para planejar onde ir para conseguir o ângulo certo na hora certa.", conta Ingalls.

3 - Use aquilo que você tem

05

Não vá sair por aí desesperado para comprar uma super máquina fotográfica, com a qual você não faz ideia de como trabalhar, ou pior, não tem dinheiro suficiente. O fotógrafo revela: "Eu tinha apenas equipamentos básicos e vi várias pessoas com telescópios tirando fotos que eu não conseguiria de maneira nenhuma. Então o que posso fazer de diferente?", ao contar sobre as fotos que tirou do cometa Lulin, no Parque Nacional Shenandoah, em 2009. Pelas quais ganhou lugar entre as melhores fotos espaciais de 2009 na National Geographic.

4 - Mesmo que seja apenas um smartphone

The full moon rises behind the lighthouse on the breakwater of Valletta's Grand Harbour September 9, 2014. The September full moon, also known as the Harvest Moon, is the last of this summer's three supermoons, and the final one of the year. REUTERS/Darrin Zammit Lupi (MALTA - Tags: ENVIRONMENT SOCIETY) MALTA OUT. NO COMMERCIAL OR EDITORIAL SALES IN MALTA - RTR45LBR

Ele ainda continua: "É tudo relativo. Para mim seria bastante frustrante - ainda que de certa forma desafiador. Você não vai conseguir colocar uma lua gigante na sua foto, mas pode fazer algo mais panorâmico, incluindo algo em primeiro plano que seja interessante. Pense em ficar em uma área urbana um pouco mais clara."

5 - Se você tem uma DSLR03

É preciso haver balanço de branco para que seja possível captar a luz da lua, já que durante o dia o a luz do sol é que está sendo refletida (no caso da Super Lua). Além disso, ele ainda sugere àqueles que usam lentes longas: "Lembre-se que a Lua é um objeto em movimento. É uma tentativa de equilíbrio entre tentar a exposição correta e perceber que a velocidade do obturador precisa ser bem maior."

Então pessoal, o que acharam dessas dicas? Apesar de a Super Lua já ter passado, ainda dá tempo de brincar um pouquinho e ir fotografando outras coisas com essas dicas, e até a própria lua. Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+