Raças extintas de animais que poderiam voltar à vida

A extinção é uma coisa que acontece com as espécies pelos mais variados fatores e, até então, era algo irreversível. Contudo, conforme o tempo passa, a vontade de trazer animais que não existem mais voltarem habitar nosso planeta parece estar mais perto do mundo real e não somente na ficção. Com os avanços na engenharia genética várias raças extintas de animais poderiam voltar à vida.

No mundo todo, cientistas exploram a desextinção através de técnicas como a edição genética e clonagem. Mas é sempre bom enfatizar que essas raças extintas que poderiam voltar à vida não voltariam realmente como eram no passado, mas sim em uma versão geneticamente modificada para que elas tenham um papel ecológico parecido ao dos animais extintos.

Escolher quais são essas raças que voltarão à vida não é uma coisa ao acaso. Para isso, os cientistas levam em consideração pontos como a viabilidade genética, o impacto ecológico positivo e a possibilidade de reintegração ao ambiente natural.

Além disso, também tem prioridade as espécies que tem um papel crucial nos ecossistemas ou que podem ajudar a diminuir as mudanças climáticas. E a desextinção pode funcionar como uma forma de conscientização a respeito da importância da biodiversidade e proteção das espécies ameaçadas hoje em dia.

Raças extintas para voltar à vida

1 – Mamute lanoso

Olhar digital

Extinto há aproximadamente quatro mil anos, essa uma das raças extintas mais elencáveis para voltar à vida. Tanto que os cientistas já estudam como fazer a inserção de genes do mamute nos embriões de elefantes asiáticos, porque eles são o parente mais próximo do animal extinto.

Ele lidera a lista porque se fosse reintroduzido nas estepes siberianas ele poderia ajudar na restauração dos ecossistemas antigos e a combater o aquecimento global já que sua atividade manteria o permafrost congelado.

2 – Tigre-da-Tasmânia (Tilacino)

Olhar digital

Esse animal foi extinto na década de 1930 e pesquisadores australianos estudam trazê-lo de volta à vida através da clonagem e edição genética. Ter o tigre-da-Tasmânia de volta ajudaria no controle de espécies invasoras, como raposas e coelhos, e restauraria o equilíbrio ecológico no país.

3 – Dodô

Olhar digital

Outra das raças extintas sempre cotadas para voltar à vida está o dodô que foi extinto no século XVII. Essa espécie é o símbolo de que a atividade humana pode acabar com a existência de um animal. Vários trabalhos são feitos para tentar recuperar DNA suficiente para clonar o dodô. Com ele de volta ao ambiente, que agora é protegido, ele agiria com um lembrete da importância de conservar as espécies enquanto elas ainda existem.

4 – Pombo-passageiro

Olhar digital

Extinto no começo do século XX por conta da caça e perda de habitat, o pombo-passageiro tinha bandos enormes voando pela América do Norte. Trazer essa espécie de volta à vida pode ajuda a regenerar florestas e manter a biodiversidade.

5 – Quagga

Olhar digital

Mais uma das raças extintas que poderiam voltar à vida é essa subespécie da zebra extinta no século XIX. A volta dela pode ser através de reprodução seletiva com animais que tenham características parecidas à espécie original. Se o quagga voltasse para as planícies africanas poderia ajudar na diversidade genética e ecológica da região.

Fonte: Olhar digital 

Imagens: Olhar digital 

Post Anterior

Próximo Post

Seguir
Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...