• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça 20 hacks para melhorar o funcionamento do seu corpo

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      05/02/15 às 12h07

Um hack  é um termo bastante usado no mundo virtual. Se trata de alguma técnica útil, ou jogo de cintura, que pode ajudar o usuário a conseguir alguma melhoria em um programa ou afins.

Mas os hacks não se limitam apenas ao mundo tecnológico, eles também podem ser aplicados ao corpo humano, ajudando a melhorar a saúde ou estado mental. Estas técnicas são geralmente aprendidas através da experiência da vida real e não são necessariamente reconhecidas pela medicina. Além disso, hacks do corpo podem funcionar para algumas pessoas e não para os outras e a única maneira de descobrir é tentando.

1. Redefinição do relógio biológico

reógio

Trabalhadores por turnos e viajantes pode ser capazes de manipular o seu relógio biológico através do jejum. Uma pesquisa sugere que o ritmo circadiano, o relógio biológico, é controlado principalmente pela luz, mas o núcleo supraquiasmático (SCN) tem seu próprio poder e influência sobre o relógio do corpo.
O SCN pode ser controlado através de hábitos alimentares. Ele transfere as mensagens para o núcleo dorsomedial do hipotálamo (DMH) que toma decisões sobre quando uma pessoa está acordada e, quando deveriam estar dormindo.

O Dr. Clifford Saper, presidente do Departamento de Neurologia da Beth Israel Deaconess Medical Center, e James Jackson Putnam Professor de Neurologia e Neurociência na Harvard Medical School prevê que os seres humanos podem redefinir seus relógios através do jejum.

A pesquisa de Saper descobriu que, quando os animais são privados de alimentos, seus relógios são ajustados para um novo padrão para que eles possam estar acordados quando o alimento se tornar disponível.

2. Dormir Menos

acordar cedo

O desenvolvimento de uma agenda de sono polifase significa que o sono é distribuído em blocos regulares por um determinado tempo, com a soma de todos os períodos de sono menores do que uma noite normal dormida. Alguns horários de sono polifásicos populares incluem o "Everyman", que significa três horas de sono e três cochilos de 20 minutos por 24 horas, o "Uberman", que é de seis cochilos de 20 minutos por 24 horas e o "Dymaxion", que é de quatro cochilos de 30 minutos por 24 horas. Pessoas que precisam de mais horas acordadas podem encontrar o horário de sono polifase especial para elas.

3. Acorde cedo com facilidade

acordar

Se você gostaria de começar a acordar mais cedo, pode fazer isso de maneira gradual. Basta começar a acordar alguns minutos mais antes do que de costume por alguns dias, permitindo-se acostumar com a mudança antes de mudar bruscamente. Ir para a cama mais cedo, colocando o despertador longe da distante também pode ajudar.

4.Durma melhor

Man comfortably sleeping in his bed

Um dos principais neurocientistas da Universidade de Princeton, Tim Feriss, pesquisou como a alimentação pode otimizar o desempenho. Feriss recomenda que as pessoas consumam de 150 a 250 calorias de alimentos de baixo índice glicêmico, como iogurte ou maçã, antes de dormir. Este lanche antes do sono pode combater a fadiga e dores de cabeça pela baixa de açúcar no sangue durante a noite. Adicior de uma a duas colheres de sopa de óleo de linhaça no lanche antes de dormir também pode ajudar a diminuir a fadiga.
Feriss também testou os efeitos de um banho gelado de 10 minutos a uma hora antes de se deitar. Ele diz que o efeito é como ser atingido com um tranquilizante para elefante e pode não ser agradável.

5. Resolva problemas durante o sono

sono

Alguns pesquisadores dizem que você tem a capacidade de resolver problemas durante sono, pois a maioria de consolidação da memória ocorre enquanto o seu cérebro está em um estado de repouso. Estudos têm mostrado que pessoas que revisam algum material antes de dormir tem uma melhor chance de se lembrar o conteúdo, resolvendo problemas que eles viram antes de dormir. Se você está estudando para um teste ou preparando uma apresentação, a sua melhor aposta é a de fazê-lo bem antes de dormir para que o material provavelmente tenha mais chances ser armazenados como memória de longo prazo.

6. Parar as lágrimas

lágrina

Chorar em público pode ser inconveniente e muito embaraçoso, mas há coisas que você pode fazer para parar o fluxo de lágrimas. Segurando os olhos bem abertos, sem piscar frequentemente pode impedir as lágrimas de caírem. Se você já começou a chorar, olhar para cima com seus olhos sem inclinar a cabeça para trás também pode parar as lágrimas. Relaxar sua mandíbula também ajuda a conter o choro, mas se isso não funcionar, você pode tentar morder suavemente a língua para redirecionar sua atenção para uma ligeira dor física até que a dor emocional desapareça.

7. Conter risos

risada

Riso inadequado pode ser embaraçoso e contagiante. Se você estiver em uma situação em que um ataque de riso seria desaprovado você pode  pensar em algo triste para matar a vontade de rir. Se você ainda estiver querendo rir, pode distrair-se com uma sensação física por beliscar-se, morder a língua ou prender a respiração. Se você ainda assim cair na risada, pode tentar disfarçar seu riso como um ataque de tosse e entrar em um banheiro para se recompor. Expire ar, tanto quanto você pode, contar para trás, colocar em uma cara séria e voltar à festa ou reunião.

8. Curar soluços

soluços

Existem vários métodos que as pessoas usam para curar soluços. Nenhum e clinicamente comprovado e o sucesso pode variar muito de uma pessoa para outra. Algumas pessoas são capazes de parar os soluços segurando a respiração durante o maior tempo possível antes de respirar lentamente.

Se isso não funcionar, o método de beber água pode ser bem sucedido. Mas não se trata apenas de engolir o líquido. É preciso tapar os ouvidos com os dedos e os nariz com outros dedos. Com os dedos restantes, a pessoa pega um copo 12 onças de água (utilizando apenas os seus lábios e músculos da mandíbula) e bebidas, tanto quanto possível, o mais rápido que puder. Outras soluções possíveis incluem respirar em um saco de papel, sofrendo um susto, mergulhando o rosto em água gelada por 30 segundos ou engolir uma colher de chá de açúcar granulado seco, branco.

9. Detectar mentiras

mentira

Você pode ser um detector de mentiras humano apenas por prestar atenção em detalhes um pouco sutis sobre o comportamento de uma pessoa. Os braços cruzados são um sinal que indica a necessidade de auto-preservação ou um bloqueio contra a questão a ser discutida. Quando uma pessoa está mentindo, a velocidade e tom de sua voz, muitas vezes, mudam e eles podem gaguejar ou evitar o contato visual. Tiques nervosos ou mudanças menos óbvias como posição do corpo também pode ser um indício de que a pessoa está mentindo.

10. Prevenir uma ressaca

ressaca

Muitas vezes as pessoas sofrem depois de uma noite bebendo álcool. Felizmente, existem algumas medidas para prevenir a ressaca. Quando você consome álcool, o etanol aumenta a formação de prostaglandinas, esgota vitaminas do complexo B e magnésio, e reduz a glicose utilizável para o cérebro.

Tomar N-acetilcisteína antes de uma noite de bebedeira pode ajudar a prevenir alguns sintomas da ressaca. Esta droga é geralmente utilizada para o tratamento da sobredosagem de paracetamol, mas também podem eliminar as toxinas que o etanol produz no corpo. Não é recomendado que você tome N-Acetilcisteína depois de beber, apenas antes.

Por outro lado, após o consumo das bebidas alcoólicas tomar vitaminas do complexo B e ácido fólico pode ajudar a prevenir uma ressaca. Outra alternativa é manter-se hidratado. Isotônicos, ajudam a substituir magnésio e eletrólitos e dar o seu cérebro apenas a glicose necessária.

12. Parar ou forçar um espirro

espirro

Muitas vezes você não pode parar um espirro, nem deve tentar se você já começou a espirrar. Um espirro empurra o ar para fora da boca e do nariz, a velocidades de até 160 km/h. No entanto, se você sentir um espirro chegando e quiser pará-lo antes que ele comece, pressionar sua língua firmemente atrás de seus dentes pode ajudar. Você também pode tentar fazer cócegas no céu da boca com a língua ou beliscar a ponta do seu nariz para parar a sensação espirro.

13. Parar uma dor de dente

dente

Se você tem uma dor de dente e não pode ver um dentista imediatamente, você pode aliviar a dor, mesmo sem abrir a boca. Ao esfregar um cubo de gelo na área em forma de "v" entre o polegar e o dedo indicador na parte de trás da sua mão, você pode reduzir a dor de dente em até 50 por cento. Na base "v" existem vias nervosas que estimulam uma área do cérebro para bloquear sinais de dor do rosto e as mãos.

14. Melhorar a memória fazendo links

memória

A memória pode ser melhorada através do desenvolvimento de uma técnica de recordação chamado Método de ligação. Este método ajuda a lembrar e recordar alguma informação, associando-a com uma palavra ou uma história. Ao tentar memorizar uma lista de itens ou fatos, uma combinação de associação de palavras em forma de uma história é eficaz. Armazenar as informações em seu cérebro desta forma permite uma fácil ativação posteriormente.

15. Melhorar a visão

visão

Para uma melhoria temporária da visão, você pode enrolar a mão em um punho e olhar através dele como se fosse um telescópio. Este truque permite apenas um estreito feixe de luz de atingir a retina e aumenta a profundidade de campo e foco.

16. Dilatar ou encolher a pupila

pupila

O estudo de pupilometria, ou a relação entre as emoções humanas e o tamanho das pupilas, revelou que o tamanho da dilatação é controlado. Algumas pessoas são capazes de dilatá-las imaginando algo que lhes dá uma sensação de adrenalina ou concentrando-se em objetos próximos.

17. Parar um "cérebro congelado"

cerebro

Às vezes, tomar sorvete ou beber uma bebida congelada pode causar um efeito muito desagradável, o "congelamento do cérebro". Para combater o gelo do cérebro, pressione a língua contra o céu da boca. Quanto mais pressão você é capaz de aplicar com a sua língua, mais rápido será o alívio.

18. Melhore a audição

audição

Se você está tendo problemas para ouvir o que alguém está dizendo, tente direcionar sua orelha direita para a conversa. Sua orelha direita é melhor para interceptar os padrões de fala.
Pesquisadores da UCLA David Geffen School of Medicine afirmam que sua orelha direita é melhor do que sua esquerda para captar ritmos rápidos de fala. Para a música, o melhor é orelha esquerda.

19. Limpe o seu nariz

nariz

Se você tem nariz congestionamento e inalação de vapor simplesmente não está resolvendo, há um outro método para tentar aliviar a pressão. Pressione sua língua contra o céu da boca, em seguida, pressione a área entre as sobrancelhas. Repetindo essas duas coisas ações suas vias nasais drenam mais facilmente.

20. Melhore a sua postura

postura

Para corrigir adequadamente a sua postura, o trabalho com exercícios que fortalecem os músculos em torno de seus ombros ajuda automaticamente. Se forçar a sentar de forna ereta não costuma ser muito eficiente.

Próxima Matéria
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+