Conheça a cidade fantasma que os Estados Unidos estão construindo

POR André Quincas    EM Entretenimento      28/12/15 às 14h19

Uma nova cidade está sendo projetada pelos Estados Unidos no deserto onde está situada a fronteira com o México. Ela terá capacidade para 35 mil pessoas, terá um centro empresarial, parques, shoppings, igrejas, zonas urbanas e rurais. Ela será chamada de CITE, mas ninguém de fato morará nesta cidade. Ela será uma cidade completa, com tudo que qualquer outra cidade tem, menos habitantes.

CITE é a designação para Centro de Inovação, Investigação e Avaliação. Trata-se de um projeto para se ter uma cidade americana comum em escala real para ser usada como um terreno de testes e desenvolvimento de novas tecnologias que irão moldar o futuro das cidades.

O programa norte-americano custará 1 bilhão de dólares e está sendo liderado pela empresa de tecnologia Pegasus Global Holdings. O plano é fazer experimentos ambiciosos nas áreas de transporte, engenharia civil, comunicação, saúde pública e segurança. CITE terá ainda zonas especializadas no desenvolvimento de novas formas de agricultura, energia e tratamento de água. Os dados serão coletados através de uma rede subterrânea que dará o feedback dessas estações em tempo real.

151012104141-cite-diagram-exlarge-169

Os idealizadores dizem que sem a população humana as possibilidades são múltiplas e a credibilidade dos estudos muito maior. Fontes alternativas de energia poderão ser testadas em grande escala sem preocupação com a iminência de danos estruturais. Casas poderão ser projetadas para sobreviver a catástrofes naturais e serão equipadas com recursos robóticos.

150930143152-cite-render-exlarge-169

De acordo com Robert Brumley, diretor do projeto, eles obterão os resultados esperados através da experimentação irrestrita de hipóteses, ou seja, vão poder forçar, quebrar, destruir e reconstruir coisas para se chegar à tecnologia ideal. Mas sobre alguns pontos as opiniões se dividem.

A principal designer do projeto, Nataly Gattegno, destaca a necessidade de desenvolver novos ambientes que vão além dos modelos de hoje: "Eu me pergunto o que isso significará para os nossos futuros projetos de cidades. Estamos assumindo que as cidades são estáticas e que vão permanecer assim daqui a 100 anos? Não deveríamos testar uma cidade completa em todos os aspectos e não só uma infra-estrutura subjacente?"

150930142925-city-lab-exlarge-169

As opiniões se dividem também sobre a promessa de resultados tangíveis a partir dos experimentos na CITE, mas existe consenso sobre a visão de potenciais que o projeto oferece. Com certeza podemos esperar uma revolução no desenvolvimento de espaços urbanos planejados. Estes estudos desenvolverão e aprimorarão tecnologias que mantém as cidades sustentáveis mesmo que o comportamento humano continue danoso ao ambiente.

A preocupação é manter uma cidade lidando com questões ambientais adversas e com o impacto causado pelos humanos, já que é mais difícil orientar a consciência das pessoas para o bem coletivo. O que acha disso?

Via   CNN Style  
Imagens CNN Style
André Quincas
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento tem o único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+