• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça o buraco negro gigante que devora um sol a cada dois dias

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      17/05/18 às 13h43

Convencionalmente, quando ouvimos falar sobre um buraco negro, é difícil imaginar que ele possa ser algo descrito como brilhante, certo? Porém, astrônomos da Universidade Nacional da Austrália descobriram um tão brilhante que, se ele estivesse em nossa galáxia, seu brilho ofuscaria todas as estrelas e a lua, mesmo cheia.

Além do seu brilho, ocasionado pelo que ele suga para dentro de si, esse buraco negro é um monstro supermassivo que cresce mais rápido do que qualquer outro. Ele é capaz de "devorar" um Sol a cada dois dias. Ele está localizado no centro de um Quasar, corpo celeste de baixo brilho, muito semelhante às estrelas, mas de dimensão maior, porém menores do que uma galáxia.

O estudo

Estima-se que sua massa seja até 20 bilhões de vezes superior ao sol. O buraco negro está crescendo em uma taxa de 1 % a cada milhão de ano. "Esse buraco negro está crescendo tão rapidamente que está brilhando milhares de vezes mais do que uma galáxia, devido aos gases que são sugados diariamente", disse Christian Wolf, um dos autores do estudo.

O Quasar, onde o buraco negro está localizado, está a uma distância de cerca de 12 bilhões de anos luz. Ou seja, o que os astrônomos estão vendo ocorreu logo após o Big Bang, uma vez que as luzes e os sinais emitidos que estamos captando foram emitidos há 12 bilhões de anos.

A descoberta só foi possível graças a uma combinação de dados do satélite Gaia da ESA, o Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE) da NASA e o telescópio SkyMapper da ANU. "Não sabemos como este cresceu tanto e tão rapidamente nos primeiros dias do universo. Esses buracos negros grandes e de rápido crescimento são extremamente raros, e estamos procurando por eles com o SkyMapper há vários meses", diz Wolf.

A pesquisa sobre o buraco negro supermassivo foi publicada na revista científica Publications of The Astronomical Society of Australia. A busca dos pesquisadores neste momento são de novos buracos negros e que supostamente seriam ainda maiores.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   Astronomia     New Atlas  
Imagens Hypescience
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+