Mundo Animal

Conheça o Dominador, crocodilo com mais de 6 metros considerado o maior do mundo

0

A Terra está cheia de animais grandes, e dentre os répteis vivos atualmente, os crocodilos-de-água-salgada são os maiores. Talvez por isso que eles também sejam alguns dos animais que mais causam acidentes com humanos. Até 2013, o crocodilo chamado Lolong era o maior do mundo. No entanto, depois que ele morreu, o chamado Dominador se tornou o maior animal vivo que se tem registro.

Esse crocodilo tem 6,1 metros de comprimento e pesa cerca de uma tonelada. Para se ter noção do tamanho desse animal, ele tem quase a mesma massa que um pequeno hipopótamo. No caso do Dominador, assim como vários da sua espécie, ele vive no Rio Adelaide, ao Norte da Austrália.

Da mesma forma que a maior parte dos crocodilianos, os crocodilos-de-água-salgada são bem territorialistas. Por conta disso é que existem vários registros de ataques desses animais a humanos. No caso dessa espécie, os animais podem viver tanto no oceano como em águas salobras, preferindo geralmente os rios que desembocam no mar.

Maior crocodilo do mundo

No caso do Dominador, ele é somente sete centímetros maior do que o antigo dono do título, Lolong. Por conta disso é esperado que o crocodilo consiga bater o recorde do seu antecessor, já que esses animais crescem de maneira permanente. Um ponto importante de se dizer é que o Dominador é o maior crocodilo já registrado, ou seja, pode ser que existam vários outros répteis que sejam maiores do que ele mas que não foram vistos ou medidos pelos especialistas.

Isso é bem possível porque, no mesmo rio onde Dominador mora existe um outro crocodilo que também figura entre os maiores que se conhece. No caso, ele se chama Brutus e tem 5,5 metros de comprimento. Além dos seus 80 anos de idade, o animal tem uma característica que se destaca: a falta da pata dianteira direita. A ideia mais provável é que ele tenha perdido-a em uma luta com outro crocodilo.

Répteis

Socientifica

Brutus ficou famoso depois de ele ter sido capturado comendo um tubarão nos bancos de areia do rio onde vive. E também existem histórias de que ele e Dominador já tiveram suas brigas, o que faz muito sentido, ainda mais por conta da natureza territorialista dos animais, que têm o mesmo habitat.

O que esses animais comem é bem variado, mas no geral, os crocodilianos são exemplos de hipercarnívoros, ou seja, animais que têm mais de 70% da sua dieta baseada em carne. E mesmo caçando animais grandes, como cervos, eles também se alimentam de peixes e crustáceos quando são mais jovens.

Encontro

Por serem territorialistas, ninguém quer encontrar um desses animais em seu caminho. Até mesmo porque todo ano morrem aproximadamente mil pessoas por conta de ataques desses animais. A maioria dos ataques é relacionada com a espécie de água salgada.

O encontro com um humano pode ser fatal. Mas o que acontece se um crocodilo encontrar um drone? Geralmente, mexer com a natureza e os animais em seu habitat já não é uma boa ideia. São os bichos que são os “donos” daquele lugar. Foram eles que se estabeleceram lá e durante sabe-se lá quanto tempo eles conquistaram o seu espaço e conseguiram viver em harmonia com o local. Mas às vezes, ou praticamente na maioria das vezes, o ser humano esquece disso e tenta interferir de alguma forma no habitat do animal.

Logicamente que esses seres não ficarão felizes, ou nem saberão o que está acontecendo até que seja tarde demais e um incidente aconteça. Esse foi o caso que aconteceu em uma ilha no norte da Austrália.

O portal StoryTrender postou um vídeo em seu canal do YouTube com a reação de um crocodilo ao perceber que um drone estava voando bastante baixo. No vídeo publicado é possível ver que o drone está bastante perto do crocodilo de água salgada. O animal estava nadando tranquilamente perto das margens de Groote Eylandt, que é uma ilha ao norte da Austrália.

Então, o animal de repente saltou da água e atacou o dispositivo não tripulado de forma feroz. A câmera vira no ar enquanto os dentes do crocodilo aparecem na câmera. Mesmo com o ataque feroz, o drone consegue escapar do ataque do crocodilo.

Quem fez as imagens foi Quentin Roper. De acordo com o homem, o crocodilo estava a aproximadamente 70 metros do barco de onde ele tinha lançado seu drone. “Eu fiz o drone decolar o mais rápido possível para ver o crocodilo mais de perto e ocorreu o ataque”, lembrou.

Fonte: Socientifica

Imagens: YouTube, Socientifica

Estudo alarmante revela que consumo diário de duas cervejas pode encolher o cérebro e acelerar o envelhecimento

Artigo anterior

Durante ato sexual, homem ”quebra” pênis em três partes

Próximo artigo