Compartilhando coisa boa

Conheça o projeto que incentiva meninas a serem cientistas

0

A ciência é um campo de estudo muito importante. São inúmeras as áreas de atuação quando se trata de ciência e tecnologia. Mudanças significativas na nossa sociedade só foram alcanças devido ao empenho e dedicação de cientistas. Hoje, infelizmente, ainda são poucas as mulheres que trabalham nesse campo. Pensando nisso, um novo projeto vem para mudar essa realidade, e incentivar jovens meninas a serem cientistas.

Essa proposta de abrir portas e caminhos para meninas na ciência é uma inciativa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto batizado de “Meninas Super Cientistas” acontecerá ao longo do mês de junho. O público alvo é focado exclusivamente em alunas do Ensino Fundamental II, de escolas públicas e também privadas.

Meninas Super Cientistas

Segundo a descrição no Facebook, o projeto consistirá na realização de atividades feitas por cientistas mulheres com 50 alunas. A ideia é mostrar para as meninas que elas podem ter exemplos reais de mulheres na ciência, com feitos no nosso pais e também que podem se inserir em modelos nos quais elas possam usar tais referências como inspiração e tomar como um incentivo.

Ao todo serão diversas atividades que acontecerão em quatros sábados do mês de junho. Serão nos dias 01/06, 08/06, 15/06, 29/06. Toda programação acontecerá no próprio Campus da Unicamp e também no Museu Aberto de Astronomia, ambos espaços em Campinas, no interior de São Paulo.

O evento será gratuito, voluntário e terá a emissão de certificados para todas as participantes. No entanto, as vagas são limitadas, e serão preenchidas conforme a inscrição. No total, serão 35 vagas disponibilizadas para alunas da rede pública de ensino e 15 vagas para as da rede privada.

Ainda não foram abertas as inscrições, por isso, as interessadas podem acompanhar todas as novidades e informações na própria página do evento Meninas Super Cientistas.

O incentivo

A ideia de incentivar meninas a serem cientistas foi inspirada em outro projeto parecido. “Meninas na Ciência” é uma outra iniciativa das mulheres do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que começou em 2016.

O novo projeto da Unicamp será focado nas áreas de ciência, engenharia e matemática. Para os idealizadores, não se trata de uma escolha aleatória, mas sim “devido ao baixo número de mulheres nestas áreas”.

A organização está por conta da professora Anne Bronzi em parceria com as mestrandas Juliane Baiochi e Marcela Medina. Até o momento, o projeto já conta com algumas atividades definidas. Confira quais são:

– Dra. Ana Zeri, Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS)

– Profa. Dra. Carolina Zabini (Instituto de Geociências da Unicamp): Realizará uma oficina sobre paleontologia

– Profa. Dra. Eliana Amaral (Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Pró-reitora de graduação)

– Profa. Dra. Esther Colombini (Instituto de Computação da Unicamp): Ministrará uma palestra sobre robótica

– Profa. Dra. Gabriela Celani (Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp)

–  Profa. Dra. Jane Hetem (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – USP)

O lema da campanha é “Lugar de Mulher é na Ciência”.

E você, o que achou da ideia? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Mulher de 61 anos faz prova de amor engravida para que filho possa ser pai

Matéria anterior

60 múmias descobertas no Egito podem ter história assustadora

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.