• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça o projeto que incentiva meninas a serem cientistas

POR Cristyele Oliveira    EM Compartilhando coisa boa      09/04/19 às 14h10

A ciência é um campo de estudo muito importante. São inúmeras as áreas de atuação quando se trata de ciência e tecnologia. Mudanças significativas na nossa sociedade só foram alcanças devido ao empenho e dedicação de cientistas. Hoje, infelizmente, ainda são poucas as mulheres que trabalham nesse campo. Pensando nisso, um novo projeto vem para mudar essa realidade, e incentivar jovens meninas a serem cientistas.

Essa proposta de abrir portas e caminhos para meninas na ciência é uma inciativa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto batizado de "Meninas Super Cientistas" acontecerá ao longo do mês de junho. O público alvo é focado exclusivamente em alunas do Ensino Fundamental II, de escolas públicas e também privadas.

Meninas Super Cientistas

Segundo a descrição no Facebook, o projeto consistirá na realização de atividades feitas por cientistas mulheres com 50 alunas. A ideia é mostrar para as meninas que elas podem ter exemplos reais de mulheres na ciência, com feitos no nosso pais e também que podem se inserir em modelos nos quais elas possam usar tais referências como inspiração e tomar como um incentivo.

Ao todo serão diversas atividades que acontecerão em quatros sábados do mês de junho. Serão nos dias 01/06, 08/06, 15/06, 29/06. Toda programação acontecerá no próprio Campus da Unicamp e também no Museu Aberto de Astronomia, ambos espaços em Campinas, no interior de São Paulo.

O evento será gratuito, voluntário e terá a emissão de certificados para todas as participantes. No entanto, as vagas são limitadas, e serão preenchidas conforme a inscrição. No total, serão 35 vagas disponibilizadas para alunas da rede pública de ensino e 15 vagas para as da rede privada.

Ainda não foram abertas as inscrições, por isso, as interessadas podem acompanhar todas as novidades e informações na própria página do evento Meninas Super Cientistas.

O incentivo

A ideia de incentivar meninas a serem cientistas foi inspirada em outro projeto parecido. "Meninas na Ciência" é uma outra iniciativa das mulheres do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que começou em 2016.

O novo projeto da Unicamp será focado nas áreas de ciência, engenharia e matemática. Para os idealizadores, não se trata de uma escolha aleatória, mas sim "devido ao baixo número de mulheres nestas áreas".

A organização está por conta da professora Anne Bronzi em parceria com as mestrandas Juliane Baiochi e Marcela Medina. Até o momento, o projeto já conta com algumas atividades definidas. Confira quais são:

- Dra. Ana Zeri, Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS)

- Profa. Dra. Carolina Zabini (Instituto de Geociências da Unicamp): Realizará uma oficina sobre paleontologia

- Profa. Dra. Eliana Amaral (Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Pró-reitora de graduação)

- Profa. Dra. Esther Colombini (Instituto de Computação da Unicamp): Ministrará uma palestra sobre robótica

- Profa. Dra. Gabriela Celani (Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp)

-  Profa. Dra. Jane Hetem (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas - USP)

O lema da campanha é "Lugar de Mulher é na Ciência".

E você, o que achou da ideia? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Via   Galileu  
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+