• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça o significado de 10 tatuagens no mundo do crime

POR Rafael Miranda    EM Curiosidades      04/02/15 às 17h04

Não é regra, mas no mundo do crime, desenhos infantis e símbolos religiosos simbolizam crimes. As tatuagens servem para que eles se reconheçam dentro dos grupos criminosos. No código do crime, tatuagens formam um código onde cada uma representa o delito cometido ou mesmo uma afinidade com uma corrente criminosa.

A realidade das tatuagens dos criminosos é internacional, mas algumas especificidades e cada vez mais os criminosos usam tatuagens para criar identificação com o grupo. Entretanto, a existência da tatuagem não é condição para ser bandido e na maioria das vezes, as tatuagens dos criminosos não são feitas em estúdios profissionais e sim nas próprias celas.

Existe uma diferença grande entre as tatuagens feitas em estúdios, com os modernos aparelhos de segurança, que fazem das tatuagens verdadeiras obras de arte com as feitas em presídios, onde são usados, equipamentos rústicos e inadequados como pregos, arame, clipes e até ponta de caneta. São coloridas com tinta esferográfica, nanquim, tinta de parede, tinta a óleo, e até mesmo com a tinta de sacolas plásticas.

Muitas pessoas fazem a tatuagem sem saber os significados delas. A tatuagem artística virou moda, mas nas cadeias representam expressão de brutalidade, racismo, castigo, vingança, codificação para comunicar com outros criminosos, traços da personalidade do criminoso, crimes praticados, entre outros. É uma relação de poder, estipulada a partir da tatuagem, que cria uma hierarquia para saber quem manda e quem obedece, inclusive, fora da cadeia.

1. Tatuagens do desenho Tazmania sugeririam envolvimento com furto ou roubo, principalmente arrastões;

2

 

2. Figura do "papa-léguas" ou "ligeirinho" indicam uso de motocicletas para distribuição de drogas;

3

3. Palhaços e Curingas costumam ser associadas a roubo e morte de policiais;

4

4. Aranhas indicam suspeitos que agem em grupo; são associados a caçadores que "esperam pacientemente pelas presas, as prendem e as matam";

5 

5. Sacis indicariam responsáveis pelo preparo e distribuição dos entorpecentes

6

6. Segundo o estudo, as imagens acima seriam associadas a membros da facção criminosa PCC

7

 

7. Imagens de magos são associadas a usuários ou traficantes de drogas

 

8

8. As tatuagens de Nossa senhora tem vários significados no mundo do crime. Tatuada  nas costas,  em tamanho pequeno identifica elemento praticante de crime de Latrocínio, tatuada nas mãos, braços ou coxas identifica elemento praticante de homicídio.

 

Tatuada   em   tamanho   grande   e nas costas,  significa   que   o preso   foi   violentado  durante o período  que esteve na  prisão  e  ao mesmo tempo marca um estuprador. Tatuada no peito em tamanho pequeno, significa desejo de proteção.

10

9. A tatuagem de uma mulher nua com a genitália exposta é bastante utilizada por viciados em drogas injetáveis.

11

10. A tatuagem da Morte com uma foice é  considerada a tatuagem dos "justiceiros" (presos envolvidos em "grupos de extermínio",  ou que fizeram justiça com  "as próprias mãos").

12

 

 

Bônus: 

1

Apesar das tatuagens em presídios serem proibidas em razão da apologia ao crime e aos símbolos criminosos, o uso de materiais não esterilizados é uma questão de saúde pública, pois o risco de uma infecção através do uso de objetos contaminados para fazer os desenhos é grande. Os objetos para confeccionar tatuagem têm o mesmo caráter proibitivo de armas ou drogas.

Próxima Matéria
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+