• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Já ouviu falar em paralisia do sono? A doença que faz as pessoas verem figuras bizarras quando acordam

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Ciência e Tecnologia      04/02/15 às 12h41

A Paralisia do sono ainda é um mistério para a medicina. Vários pesquisadores tentam compreender o que e leva uma pessoa a sofrer desse mal e se existe uma maneira de evitá-lo e tratá-lo. Os dados estatísticos revelam que os episódios de manifestação da paralisia não são isolados, aproximadamente 40% das pessoas já tiveram a paralisia do sono ao menos uma vez na vida.

De acordo com os estudiosos, a paralisia do sono acontece durante a fase REM do sono, conhecida como movimento rápido dos olhos. Quando atinge a fase, a pessoa acorda e vê uma figura assustadora em seu quarto ou tem a sensação de que o seu peito está sendo pressionado.

imagem

Para Baland Jalal, neurocientista da Universidade da Califórnia, em San Diego, "a paralisia do sono pode ser uma experiência muito assustadora para algumas pessoas, e uma clara compreensão do que realmente faz com que isso aconteça teria grandes implicações para quem sofre com isso".

Uma possível explicação apontada pelos pesquisadores, divulgada na revista Medical Hypotheses, para explicar a paralisia do sono é a de que a alucinação é um maneira do cérebro se "defender" de uma suposta confusão que o cérebro faz por causa do corpo não conseguir se mover durante o sono. Desta forma, o cérebro poderia fazer uma projeção do "eu", que seria uma espécie de alucinação.

Os pesquisadores analisaram se diferentes crenças culturais poderiam interferir no tipo de paralisia do sono sofrida pelas pessoas, uma vez que pesquisas anteriores sugerem que este fator poderiam influenciar na forma como o fenômeno é sentido.

para

Para tanto, foi escolhido um grupo de pessoas de duas sociedades diferentes: Egito e Dinamarca. Eles descobriram que, em comparação com os participantes do estudo na Dinamarca, os egípcios, que eram mais religiosos, experimentaram a paralisia do sono com mais frequência e tiveram episódios mais prolongados, acompanhados de maior medo de morrer com a experiência. Ao contrário dos dinamarqueses, menos religiosos.

A conclusão dos pesquisadores foi que as pessoas com tais crenças sobrenaturais tendem a experimentar mais medo durante a paralisia do sono, bem como mais episódios. E é possível que o medo, na verdade, contribua para um aumento nos casos graves de paralisia do sono, e vice-versa.

Próxima Matéria
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+