História

13 fatos impressionantes sobre a vida e morte de Rasputin

0

Grigori Rasputin é um dos nomes mais notórios da história da Rússia – e seus olhos penetrantes, olhar assustador, cabelos oleosos e barba espessa só aumentam o místicismo que o rodeia. O ‘monge louco’, como ele foi chamado, era uma figura de fascínio e indignação nos anos que antecederam a Revolução Russa.

Rasputin era um homem sagrado, cujo interesse pela espiritualidade e pelo misticismo o trouxe dos campos da Sibéria para a corte imperial de São Petersburgo no início do século XX. Os Romanovs o empregaram para ajudar a curar seu filho doente, Alexei Romanov. Logo, Rasputin estava influenciando todo o governo, não apenas a saúde do herdeiro do trono. Por isso, ele fez mais inimigos do que amigos e jogou um jogo político que levaria à sua morte. Ele precedeu seus patronos imperiais ao túmulo por dois anos.

Rasputin teve uma vida controversa e uma morte misteriosa, então fatos reais sobre ele são às vezes difíceis de serem identificados. Confira alguns a seguir:

1 – Vida simples

Rasputin nasceu em 21 de janeiro de 1869. Ele veio de uma família camponesa na Sibéria, um dos lugares mais remotos da Terra.

2 – Auge

Rasputin foi nomeado São Gregório de Níssa. Ele acreditava na salvação universal para todos os seres humanos. Ele também dizia que Deus é infinito e que a escravidão era um ato extremamente pecaminoso.

3 – Sortudo

Não se sabe muito sobre os pais de Rasputin. Acredita-se que eles tiveram outros sete filhos. Há especulações de que foram nove e que Rasputin esteve próximo dos irmãos durante boa parte de sua vida.

4 – Cura

A Sibéria ainda tinha muitas tradições do misticismo pagão. Quando criança, Rasputin assustava seus pais e vizinhos com suas habilidades “divinas”. Afirma-se que ele era capaz de curar animais através do toque de suas mãos.

5 – Fama diabólica

Não se sabe muito sobre a infância de Rasputin além de sua reputação em sua aldeia. Ele não tinha educação formal e era analfabeto até a idade adulta.

6 – Reputação

A reputação de Rasputin cresceu ao longo dos anos. Durante suas viagens sagradas, ele conheceu muitos aristocratas e cidadãos, que o consideravam um homem sábio e santo. Ele construiu uma forte imagem entre os funcionários da igreja czarista.

7 – Amizades forjadas

Enquanto estava em São Petersburgo, Rasputin fez amizades com muitos membros da elite da aristocracia. Essas figuras incluíam o inspetor do seminário, que seria o confessor da família real, e as “princesas negras”, que eram casadas com os primos do czar Nicolau, os grão-duques russos. As “Princesas Negras” seriam fundamentais para a introdução de Rasputin à família real, que aconteceu em 1905.

8 – Anticristo

Em 1914, uma mulher esfaqueou Rasputin no estômago nas ruas da cidade de Pokrovskoye. Rasputin quase morreu por causa dos ferimentos.

9 – Vigilância

Após a tentativa de assassinato, a polícia secreta do czar, a Okhrana, foi encarregada de vigiar Rasputin 24 horas por dia.

10 – Assassinato

Vários aristocratas conspiraram para assassiná-lo. O príncipe Félix Yusupov e vários co-conspiradores o atraíram para uma casa e o envenenaram, mas o veneno não surtiu efeito algum. Frustrados, os assassinos então atiraram em Rasputin e o mutilaram.

11 – Morte e profecia

Rasputin profetizou em uma carta para a czarina que ele seria assassinado. Nesta profecia, ele afirmou que, se sua morte seria causada pelas mãos da nobreza, não apenas a família real cairia, mas haveria um grande derramamento de sangue por todo o país. Sete meses depois de sua morte, a revolução bolchevique começou e, um ano depois, toda a família do czar Nicolau foi assassinada.

12 – Castrado?

Há um mito de que Rasputin foi castrado e que suas genitais foram encontradas por uma empregada doméstica e, logo depois, levadas para Paris, para serem adoradas como um objeto de fertilidade. O relatório da autópsia, no entanto, afirma que os genitais de Rasputin estavam intactos.

13 – Sem Julgamento

Os conspiradores não foram presos pela morte do místico. Eles foram exilados por seu envolvimento no assassinato sem nenhuma outra consequência.

31 incríveis imagens que mostram os super-heróis em outras eras

Previous article

Conheça o horóscopo do mundo egípcio e descubra qual é o seu signo

Next article

Comments

Comments are closed.