Conheça os 5 modelos de celular mais radioativos do mundo

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      08/08/15 às 12h24

Não é possível imaginar a vida social de hoje sem um telefone celular. É um dos aparelhos mais importantes e usados no mundo atual. Até crianças tem um Smartphone hoje em dia. Ligações, SMS, internet, dados móveis; as várias opções e possibilidades tornaram o celular algo indispensável.

Entretanto, todos os celulares utilizam ondas eletromagnéticas para funcionar, e exposição prolongada a esse tipo de radiação pode ser prejudicial a sua saúde. Os níveis dessa radiação é medido em SAR - Specific Absorption Rate ("Taxa de Absorção Específica", em português). Essa taxa é medida pela energia absorvida pelo corpo humano quando exposto à campos eletromagnéticos gerados pelas ondas de rádio, e é medido em Watts por Quilograma (W/kg).

Os órgãos reguladores exigem que os celulares tenham um nível de SAR igual ou inferior a 1,6 W/Kg.

Conheça os 5 modelos de celular mais radioativos do mundo, que emitem volumes altos de SAR.

Huawei Vitria (1,49 W/Kg)

Huawei-Vitria-1

Uma nova pesquisa do Instituto de Ciência Weizmann, em Israel, aponta que alguns modelos de telefones celulares emitem níveis muito nocivos de radiação eletromagnética. Um deles é o Huawei Vitria, que tem um valor de SAR de 1,49 W/kg. O parelho pode ser considerado prejudicial quando o celular for utilizado por um longo período de tempo.

Alcatel One Touch Evolve (1,49 W/Kg)

one-touch-evolve-front-back

One Touch Evolve, da Alcatel, tem um valor SAR de 1,49 W/kg, um outro telefone que tem alto nível de níveis de radiação. O estudo verificou que o uso desse tipo de telefone celular em várias vezes de 15 minutos por dia pode conduzir a uma mudança acelerada em células cerebrais e formação de células cancerígenas.

Motorola Moto E (1,50 W/Kg)

119343967_2GG

Mais novo modelo da Motorola no mercado tem um valor de SAR de 1,50 W/Kg. Este nível de radiação é muito próximo ao valor admissível de 1,6 W/kg. Com o uso prolongado, os níveis de exposição pode desenvolver tumores cerebrais.

Motorola Droid Ultra (1,54 W/Kg)

motorola_droid_ultra_hd

Outro modelo da Motorola tem valor de SAR de 1,54 W/Kg. O Droid Ultra é um dos telefones celulares mais vendidos, e o valor SAR do aparelho pode ser muito prejudicial se o telefone foi usado continuamente.

Motorola Droid Maxx (1,54 W/Kg)

Motorola_Droid_RAZR_MAXX_4G_LTE_Android_Phone_Verizon_31650_05

Motorola Droid Maxx tem um valor SAR de 1,54 W/KG, o maior valor de SAR emitido por um celular.

Apesar de ainda estarem dentro dos padrões permitidos, mais investigação vão ser feitas para determinar o efeito dessas emissões de radiação no corpo humano. Uma maneira de salvar a si mesmo da radiação é maneirar no uso e não deixar o celular muito próximo de órgãos mais vulneráveis, como cérebro, coração, pulmões e órgão genitais.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+