CuriosidadesEntretenimento

Conheça a técnica milagrosa japonesa que faz as pessoas se livrarem da preguiça de vez

0

Quase todos nós, periodicamente, nos damos uma nova meta ou desafio – e, com a mesma frequência, no final não conseguimos cumprir aquilo que havíamos proposto a nós mesmos. Então, acabamos por dizer a nós mesmos que ainda não estamos prontos, que ainda vamos fazer essa “coisa”.

Talvez na próxima semana, no próximo mês… no próximo ano. Podemos até ser dedicados e insistentes no início mas, uma vez que fizemos uma pequena quantidade de esforço, tendemos a acreditar que já foi o suficiente, e é hora de aproveitar toda essa coisa de “começar uma vida nova” de maneira mais lenta. Por que isso acontece tanto conosco?

A resposta é um tanto quanto óbvia. Porque sempre tentamos alcançar tudo o mais rápido possível, queremos tudo para ontem; ficamos doentes por causa da nova responsabilidade; porque é difícil mudar velhos hábitos e tentar algo novo.

Kaizen, ou “o princípio de um minuto”

02

Na cultura japonesa existe a prática Kaizen, que integra a ideia do “princípio de um minuto” para o auto-aperfeiçoamento. A base desse método é a ideia de que uma pessoa deve praticar algo por apenas um minuto, a cada dia, no mesmo horário.

Claramente, não deve ser um problema para absolutamente ninguém – até mesmo a pessoa mais preguiçosa – realizar determinada tarefa por uma pequena quantidade de tempo. Considerando que você irá frequentemente buscar desculpas para não fazer algo, ainda mais quando se trata de meia hora ou um hora por dia mas, você não deve ter apreensão de fazer algo por apenas 60 segundos.

Seja fazer flexões ou ler um livro em língua estrangeira, neste caso a tarefa que você tinha antes não vai parecer uma atividade tão desagradável pela qual você tem que passar, mas será um momento que lhe trará alegria e satisfação. Ao realizar um pequeno passo de cada vez, você vai passar para o caminho da auto-perfeição, alcançando grandes resultados.

É importante superar essa falta de confiança que você pode ter em relação às suas próprias habilidades, bem como libertar-se desse sentimento de culpa e impotência. Você precisa experimentar uma sensação de vitória e sucesso para avançar.

Quando você está inspirado por esses sentimentos, gradualmente começa a aumentar a quantidade de tempo que gasta realizando a atividade que designou a si mesmo. Talvez, a princípio, apenas por cinco minutos mais, mas que, em breve, se tornarão meia hora, e assim sucessivamente. Dessa forma, o “princípio de um minuto” lhe permite ver o progresso que estará fazendo, bem diante de seus olhos.

01

O Kaizen é originário do Japão. A palavra em si, contém duas raízes – “kai” que significa “mudança” e “zen” que significa “sabedoria”. Esse método foi inventado por Masaaki Imai, que acredita que esta filosofia pode ser aplicada da mesma forma, com êxito, para o mundo dos negócios, assim como o é para a vida pessoal.

À primeira vista, essa prática pode parecer duvidosa e ineficaz para as pessoas que cresceram na cultura ocidental, com sua ênfase na ideia de que os resultados só podem ser alcançados mediante a realização de grandes esforços.

Mas, programas elaborados, desafios de auto-aperfeiçoamento que privam uma pessoa de grandes quantidades de energia, podem simplesmente acabar por causar desgaste físico, emocional e motivacional. Não oferecendo resultados tangíveis.

Enquanto o Kaizen é algo que qualquer um pode tentar praticar, em qualquer esfera da vida. Por exemplo, no Japão, é muito utilizado para melhorar as técnicas de gestão de negócios.

Então pessoal, o que acham dessa técnica? Será que vale a pena tentar? Já conheciam? Tentaram? Como foi a experiência? Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!

10 sinais de que o seu cupido fuma crack

Matéria anterior

9 sinais que sua solteirice vai ser pra sempre

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos