Ciência e TecnologiaCuriosidades

Cordilheira A: O ponto mais frio da face da terra

0

Cordilheira A (ou Rigde A) está situado no Território Antártico Australiano a 929 quilômetros do polo Sul. Este local é o ponto mais frio do mundo, com temperatura média de -70ºC e há a possibilidade da temperatura ficar abaixo de menos 100 ° C. O Lago Vostok, também na Antártida, já registrou 90º negativos, mas como o fato foi uma exceção, a “Cordilheira A” foi considerada como o lugar mais frio.

Além disso,  também foi analisada por cientistas da Austrália e dos EUA como o melhor ponto de observação astronômica devida suas condições meteorológicas  favoráveis (céu limpo e baixa umidade do ar), além de diferentes fatores que favoreciam os equipamentos astronômicos.

No local existe o observatório “PLATO-R, desenvolvido por estudantes da Universidade do Arizona e da Universidade de Nova Gales do Sul, o observatório é uma plataforma automatizada auto-suficiente. Ou seja, é  executado sem nenhuma interferência humana, visto que até hoje o mais próximo que uma pessoa conseguiu ficar do local foi 928 km de distância. Deste mesmo lugar é possível fazer imagens do cosmos até três vezes mais precisas que de qualquer outro lugar da Terra e pode ser comparada com a qualidade das fotos tiradas no espaço.

PLATO-R localizado na Cordilheira A.

PLATO-R localizado na Cordilheira A.

Imagem capturada pelo observatório PLATO-R.

Imagem capturada pelo observatório PLATO-R.

Imagem do céu estralado capturada pelo PLATO-R.

No Ridge A, o céu limpo e seco favorece a observação astronômica.

 

Por meio de sátiras, polonês cria obras para reflexão

Artigo anterior

Deixar o smartphone sempre carregando vicia a bateria?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido