Entretenimento

Crocodilos ‘escoltam’ cão e cientistas não sabem por que não o comeram

0

Dentre os répteis, os crocodilos com certeza estão entre os mais temidos. Até porque, esses animais podem chegar a vários metros de comprimento e podem atacar e matar um ser humano facilmente. Mesmo assim, eles também são animais bastante fascinantes. Tanto é que são sempre um objeto de vários estudos.

Até porque, em determinados casos, o comportamento que esses animais têm é totalmente diferente daquilo que é esperado. Um exemplo disso aconteceu recentemente, quando os crocodilos pareciam estar escoltando um cachorro até um local seguro. E eles fizeram isso sem a intenção, pelo menos aparente, de comê-lo.

Os crocodilos podem chegar a pesar até uma tonelada e medir até sete metros de comprimento. Além disso, eles têm uma arcada com 80 dentes e uma das mordidas mais fortes e fatais do reino animal. Justamente por isso que o confronto com esses animais é uma coisa impensada.

Crocodilos e cachorro

Socientifica

E por conta de todas essas dimensões, não é incomum ver vídeos em que crocodilos atacam pessoas ou outros animais. Por isso que o comportamento desse grupo de animais com o cachorro foi tão inesperado.

O caso aconteceu quando um cachorro estava fugindo de uma matilha de cães selvagens. Com isso, ele mergulhou em um rio cheio de crocodilos. Mas ao invés desses animais atacarem o cão, eles o levaram até um lugar seguro.

Mesmo que seja algo fora do comum, esse comportamento aponta para várias motivações que podem ter salvado o cachorro. Pelo menos é isso que acredita Chris Murray, biólogo da Southeastern Louisiana University. Algumas explicações para isso podem ser que os animais já estavam cheios, ou então se sentiram expostos demais para atacar a presa, ou até já teriam tido experiências negativas tentando comer cachorros no passado.

Na visão de Murray, o motivo pelo qual os crocodilos não atacaram o cachorro foi por conta da análise custo-benefício. Isso acontece sempre na natureza, ainda mais quando o assunto é alimentação.

“Acho que algumas dessas coisas são predominantemente anedóticas, obviamente, e tenho algumas dessas anedotas para mim […] Portanto, acho que a capacidade cognitiva deles – de avaliar o que está ao redor e sua memória – é muito melhor do que acreditamos […] Eles não são apenas répteis malvados e pesados”, disse o biólogo.

Predadores

Socientifica

Claro que esse comportamento não é uma coisa vista sempre e os crocodilos são grandes predadores. E com relação às suas presas, um estudo descobriu que os crocodilos do Nilo respondem ao som do choro de bebês tanto humanos como de outros primatas.

Nos humanos e em várias outras espécies parece que os pais têm um sexto sentido para saber se seus bebês estão ou não chorando. E esse choro dos bebês, sejam eles humanos, de chimpanzés ou bonobos é tão convincente que outras espécies também o reconhecem e têm uma resposta a ele, inclusive os crocodilos do Nilo.

Contudo, para os crocodilos, o choro do bebê primata pode soar menos como um pedido de ajuda e mais como um sinal para uma refeição fácil. Através de gravações de choros dos bebês dessas espécies, os pesquisadores descobriram que os crocodilos do Nilo não somente prestavam atenção, mas também reagiam ao ouvir o choro.

Ao tocar o choro, os pesquisadores viram que alguns crocodilos chegavam perto do alto falante pela superfície para investigar o que era e paravam a alguns centímetros de distância do dispositivo, enquanto outros iam por baixo da água e tentavam morder o dispositivo. Mesmo assim, não foram todas as reações dos animais que pareciam ter um sentido predatório.

Embora o choro dos bebês humanos, bonobos e chimpanzés não sejam exatamente iguais, todos eles atraíram a atenção dos animais da mesma forma. De acordo com o visto pelos pesquisadores, uma porcentagem maior dos crocodilos respondia quando o choro tinha mais energia e era em frequências sonoras mais altas, e também quando os sons tinham irregularidades nos padrões das ondas sonoras. Quando essas duas coisas são vistas, elas são relacionadas a níveis de angústia mais altos.

No estudo não ficou claro se o comportamento era motivado pelos crocodilos tentando caçar presas mais vulneráveis, ou se isso era visto por algum outro motivo, como confundir o choro das outras espécies com o de crocodilos jovens. Mesmo assim, o visto no estudo deu aos pesquisadores mais informações a respeito de como esses animais veem o mundo.

Fonte: Socientifica

Imagens: Socientifica

James Webb descobre ‘objetos misteriosos’ na Nebulosa de Órion; veja

Artigo anterior

Muito curto? Spider-Man 2 leva 30 horas para ser 100% concluído, diz jogador

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido