Ciência e TecnologiaCuriosidades

De acordo com a ciência, esse é o sexto sabor conhecido

0

Já parou para imaginar como seria um sabor novo? Isso provavelmente vai te dar um nó na cuca. É a mesma coisa de tentar pensar em uma cor que você nunca viu. Hoje são conhecidos 5 sabores diferentes. Doce, salgado, amargo, azedo e o umami (que foi descoberto recentemente). Se o umami já te faz pensar, “mas, que sabor que é esse?!”, eles já tem mais um sabor para te fazer ficar com dúvidas. Uma pesquisa conduzida pelos Estados Unidos e Coreia do Sul descobriu mais um sabor para colocarmos na nossa listinha de sensações. Agora nós temos 6 sabores, ou seja, temos um sexto sabor para aprendermos a apreciar. Você vai se surpreender com o que se trata.

Hoje a Fatos Desconhecidos explora o universo dos sabores que anda se expandindo cada vez mais. Qual será o gosto desse novo sabor, provavelmente você já sabe, só nunca prestou atenção para senti-lo e acabou dando outro nome. De acordo com a ciência, esse é o sexto sabor conhecido que você deve colocar na ponta da sua língua.

O Sexto sabor

Bem existem 5 tipo de sabor segundo a ciência… O doce, o salgado, o ácido, o amargo e o umami, porém esse ano foi descoberto mais um sabor. Para somar um pouco a mais em seus experimentos culinários e paladar, o novo sabor se chama… Cálcio. Sim, nada tão abstrato como os descobertos previamente, se trata essencialmente do elemento em si. Bem, cálcio agora é um sabor!

Essa pesquisa foi conduzida pela Universidade da Califórnia – Santa Barbara, em colaboração com cientistas coreanos. O resultado dessa pesquisa foi o sexto sabor, que também é o metal em maior quantidade no corpo humano. Este tem importantes funções no desenvolvimento cerebral, muscular e também dos ossos do corpo.

O sabor do cálcio

Um dos motivos dos cientistas terem chegado a essa conclusão foi o pelo fato do cálcio estar tão presente que o corpo seria capaz saborear o mesmo. O gosto do cálcio seria algo levemente amargo e azedo. Essa conclusão veio de um estudo com moscas. Mas, como eles descobriram isso utilizando moscas? Bom, vamos dar uma olhadinha um pouco mais de perto nessa lógica.

Moscas e o cálcio

Bom, as moscas-das-frutas possuem uma estrutura neural  adaptada para perceber o gosto cálcio. Como isso seria possível? Isso se deve a proteínas receptoras que existem nesses insetos. Esses receptores conseguem distinguir e identificar sabores de cálcio.

Na verdade, essas características das moscas são uma adaptação para elas não exagerarem na substância. Se por acaso esse inseto ingerir muito cálcio, seu organismo pode entrar em colapso e morrer. Identificando o sabor, ela pode dosar melhor as quantidade dessa substância no corpo. No caso do ser humano, o cálcio pode vir a ser responsável por problemas cardíacos, dores de cabeça aguda e disfunção cerebral. Em casos mais extremos, a substância pode ser fatal.

E aí, o que achou dessa matéria? Deixe seu comentário e até a próxima.

7 exemplos incríveis de camuflagem animal

Matéria anterior

Você lembra o nome desses personagens da TV brasileira? [Quiz]

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Você também pode gostar