Descubra 10 crenças populares que eram mentira e você acredita até hoje

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      28/01/15 às 19h33

São mitos as histórias que ouvimos da família, de amigos e acabamos adotando como verdadeiros, sem saber ao certo se são verdadeiros ou não. Seja por tradições religiosas ou culturais, algumas dessas crenças populares não tem fundamento. Aqui estão alguns mitos que foram desmascarados:

A descarga do vaso sanitário muda de direção conforme o hemisfério do planeta que ela está

20

Os que acreditam nesse mito o atribuem ao efeito de Coriolis, que é derivado da rotação da Terra. Os vasos sanitários são muito pequenos para serem regidos pela Força de Coriolis. Essa força só começaria a agir sobre o giro das massas de ar se elas fossem pelo menos três vezes maiores que os tornados que atingem os hemisférios Norte e Sul.

Unhas e cabelos continuam crescendo após a morte

21

A partir do momento que você morre, seu corpo inteiro vai começar a entrar em decadência, inclusive suas unhas e cabelos. Um grupo de cientistas americanos afirma que a impressão de que cabelo e unhas continuaram crescendo é passada devido à retração da pele após a morte.

A Muralha da China é vista do espaço à olho nu

22

O primeiro astronauta chinês a ficar em órbita na Terra, Yang Liwei, declarou que a Muralha da China não era visível do espaço a olho nu.

A NASA anunciou que o que eles achavam que fosse a construção era, na verdade, o traçado de um rio entre as montanhas, tendo reconhecido publica e oficialmente que a Grande Muralha da China não é visível do espaço sem ajuda de aparelhos.

Aliás, segundo a Academia de Ciências da China (ACC), outras grandes obras, como as pirâmides do Egito ou até mesmo a hidrelétrica de Itaipu podem ser vistas do espaço de acordo com alguns fatores: as condições atmosféricas, a capacidade de interpretar as estruturas vistas da órbita terrestre e, obviamente, a localização do observador.

Atirar uma moeda de um centavo do topo de um prédio pode matar alguém

23

Comentava-se há muito tempo que um centavo jogado do alto de um prédio altíssimo poderia matar uma pessoa se batesse em sua cabeça. As pessoas que circulam pelas grandes metrópoles podem ficar tranqüilas, porque este é apenas um mito urbano, de acordo com um novo estudo.

O físico Louis Bloomfield, da Universidade de Virgínia, EUA, usou um túnel de vento para replicar um centavo caindo de uma grande altura. Os resultados mostraram que a resistência do ar combinado com o formato da moeda, consegue "pará-la" aos poucos durante a queda, evitando que uma inocente moeda se torne uma arma letal.

Estalar os dedos causa artrite

24

Diversas pesquisas têm tentado responder a essa pergunta, e tudo indica que esse é mais um mito. Portanto, para aqueles têm essa mania, não há com o que se preocupar.

Engolir o chiclete o prenderá no seu estômago por 7 anos

25

Embora o chiclete não seja digerido como outros alimentos, ele não vai permanecer durante um longo período em seu estômago. Em vez disso, ele sairá como todo o resto, possivelmente com a mesma aparência de como entrou.

Você precisa beber 8 copos de água todos os dias

26

É claro que a água faz bem para a saúde, especialmente para pessoas que moram em regiões tropicais e subtropicais, mas esse conselho não pode ser seguido como regra. Em vez disso, basta beber com água quando tiver sede, não forçado.

Estações do ano são definidas ??pela distância da Terra ao Sol

27

Estações do ano somente existem graças a inclinação de 23,45 graus do eixo da Terra, isto é, diferentes regiões da Terra ficam orientadas para o Sol em várias épocas do ano. Embora a órbita da Terra não seja perfeitamente circular, não significa que a distância do planeta muda o suficiente ao longo do ano para criar as estações do ano.

Tubarões não têm câncer

28

Ao contrário da crença popular, os tubarões têm câncer, até mesmo tumores nas cartilagens, logo tomar suplementos de cartilagem de tubarão para prevenir ou retardar o câncer provavelmente não é eficaz, de acordo com um estudo apresentado no 91º encontro anual da Associação Americana de Pesquisa de Câncer (AAPC).

Temos 5 sentidos

29

Isso gera controversas até hoje na comunidade científica, mas a maioria dos pesquisadores considera o equilíbrio postural, nocicepção, propriocepção, interocepção, entre outros, como sentidos, além dos 5 primários que aprendemos na escola.

Rafael Miranda
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+