Descubra para que servem as listras das zebras

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Mundo Animal      20/01/15 às 20h19

A zebra é um animal preto de listras brancas ou branco de listras pretas? Essa pergunta é bastante comum e gera muita discussão. É um dos maiores mistérios da filosofia de boteco e também das ciências reais, mas você já se perguntou qual é a real utilizada das listras para esses animais?

Foi o que o biólogo do da Fundação Parque Zoológico de São Paulo tentou responder. O biólogo, chamado Guilherme Domenichelli não tem a menor dúvida de que as zebras são claras com listras escuras. O que ele tenta entender agora é a razão do animal ter essas listras.

Domenichelli não está sozinho, outros pesquisadores também busca entendem qual é a utilidades dessa característica física das zebra.

Evitar picadas de moscas

zebra

Alguns cientistas acreditam que as listras negras da Zebra servem para evitar picadas de mosquitos transmissores de doenças. Um estudo publicado na revista Nature Communications, revelou que insetos evitam superfícies listradas, preferindo as lisas.

Controlar o calor do corpo

zebra2

 

Existem algumas teorias de que as listras servem para ajudar a controlar a temperatura do corpo do animal. Uma evidência utilizada para sustentar a teoria é de que no norte da África, onde as temperaturas são maiores, as zebras possuem listras mais grossas que as do sul do continente, onde a temperatura é menor.

Facilitar a fuga dos predadores

Outros pesquisadores, como o Guilherme Domenichelli, teorizam que as listras servem para facilitar a fuga dos predadores. Segundo afirma o biólogo, "assim que percebem a presença do predador, as zebras correm em grupo de um lado para o outro, fazendo com que o leão, que enxerga em preto e branco, não consiga determinar a sua posição, sem saber onde começa ou termina uma zebra. Em razão disso, normalmente eles acabam errando o bote por não identificar o animal que irá atacar".

Alguns cientistas concordam que as listras podem ter várias utilidades, não apenas uma, mas o que ninguém pode negar é que essa composição de cores é magnífica e torna a zebra um animal de beleza admirável.

zebra3

 

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+