Notícias

Dois dos maiores sites de animes do Brasil são fechados pela Polícia

0

Esta é uma triste notícia para os fãs de desenho japonês, pois a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que faz parte do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), realizou a “Operação Animes”, na qual fechou dois dos maiores sites de pirataria de animes do Brasil.

Além disso, a operação também incluiu mandados judiciais de busca e apreensão, desindexação de conteúdo em mecanismos de busca e remoção de perfis em redes sociais.

Via H1

A ação policial ocorreu em 8 de fevereiro e continuou nas semanas seguintes. Na última semana, a operação teve como alvo um universitário de 22 anos que mora em Arapiraca (AL).

Ele é supostamente o responsável por uma página de streaming ilegal de animações japonesas. De acordo com Sidney Tenório, delegado da Seção de Crimes Cibernéticos, eles apreenderam objetos como computador, celular e outros dispositivos tecnológicos pertencentes ao jovem estudante de Ciências da Computação. Um perito vindo do Estado de São Paulo auxiliou na busca.

Além de Alagoas, os mandados também atingiram Pompeu, Minas Gerais. Lá, os policiais apreenderam equipamentos computacionais, como HDs internos e PCs, que serão critérios para comprovar a materialidade do crime.

Operação Animes

Via Freepik

A Operação Animes é um desdobramento da Operação 404, que começou em 2019 e tem como objetivo combater a pirataria e os crimes contra a propriedade intelectual na internet.

Para realizar a operação, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) contou com a cooperação de entidades como a Content Overseas Distribution Association (Coda). Essa é uma associação com sede no Japão composta por membros que detêm direitos de conteúdos japoneses e representantes do governo japonês.

O MJSP não divulgou os nomes dos dois sites de streaming de animes que foram retirados do ar. No entanto, os usuários das redes sociais descobriram que um dos sites fechados foi o Better Anime, que publicou uma mensagem de despedida.

A legislação brasileira prevê reclusão de dois a quatro anos e multa para quem comete violações de direito autoral. Além deste crime, os suspeitos podem ser acusados de associação criminosa e lavagem de capitais, de acordo com o MJSP.

Como os sites de anime funcionam?

Os sites de assistir animes online geralmente funcionam como plataformas que oferecem um grande acervo de animes e outras animações japonesas em servidores estrangeiros. Dessa forma, permitem que os usuários assistam a esses conteúdos gratuitamente ou por meio de uma assinatura paga.

Esses sites utilizam uma tecnologia conhecida como streaming, que permite que os usuários assistam ao conteúdo diretamente com transmissão pela internet, sem a necessidade de baixar o arquivo em seus dispositivos. Isso permite que os usuários possam assistir aos episódios de anime imediatamente, sem precisar esperar pelo download completo do arquivo.

Os sites de assistir animes online geralmente organizam o conteúdo por gênero, popularidade ou data de lançamento, permitindo que os usuários encontrem facilmente o que estão procurando.

Via Notícia Diária

Alguns desses sites também oferecem recursos adicionais, como legendas em vários idiomas, opções de qualidade de vídeo e áudio, recursos de compartilhamento em redes sociais e fóruns de discussão para que os usuários possam se conectar com outros fãs de anime.

No entanto, a Operação Animes deixou claro que muitos desses sites podem estar operando de forma ilegal, violando os direitos autorais dos detentores de direitos dos animes.

Além disso, alguns desses portais podem expor os usuários a riscos de segurança, como a possibilidade de contrair malware ou vírus ao visitar o site. 

Por não possuir autorização para transmitir os desenhos japoneses no Brasil, os servidores e administradores dessas plataformas podem ser indiciados pela operação. 

Não existem informações sobre outros sites que também serão alvo das investigações, mas os usuários devem se atentar para os serviços que utilizam.

 

Fonte: TecMundo

Imagens: Notícia Diária, H1, Freepik

Visão geral rápida do jogo de roleta da Evolution para iniciantes

Artigo anterior

Conheça 5 mulheres perigosas e seus crimes

Próximo artigo